A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA vê problemas graves de infraestrutura na comarca de Cristalina

sindjustica goias giro interior comarca cristalina15

Comitiva do projeto Giro pelo Interior, de iniciativa do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) visitou, nesta quarta-feira (18), o fórum da comarca de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF), para assistir servidores locais. O grupo de trabalho enviado à cidade foi integrado pelo 1º vice-presidente do sindicato, Fábio Pereira de Queiroz;  e o assessor jurídico, Arthur Calixto. Os representantes do SINDJUSTIÇA percorreram as dependências daquele fórum acompanhados do delegado sindical da entidade no município, Joveci Bispo de Sousa, e da subdelegada Rita de Cássia Antunes Navega. Na ocasião, os membros do sindicato, além de conversarem com servidores da comarca, inspecionaram aquela sede do Judiciário, inaugurada há três anos. De acordo com Fábio Queiroz, mesmo recém-instalada, a unidade apresenta falhas em sua estrutura predial, como vazamentos e infiltrações.

sindjustica goias giro interior comarca cristalina01Segundo relato de servidores, as salas do primeiro pavimento do prédio apresentam vazamentos, vez que o forro do espaço, à prova de fogo, não resiste à água. A escrivã lotada na Escrivania da 2ª Vara Cível e Fazendas Públicas Rosa Maria de Resende Brito disse à comitiva que, em razão dos vazamentos contínuos no cartório, a unidade teve de ser instalada em outra sala, porque a umidade já comprometia, inclusive, documentos processuais. “Cheguei a ter pesadelos com a chuva molhando os processos judiciais”, afirmou a escrivã. Outro grupo de servidores, por sua vez, denunciou a invasão de roedores no fórum. “Foi feito dedetização, o qual diminuiu um pouco, mas volta e meia alguém está matando um rato por aí”, contou um dos trabalhadores da comarca.

Fábio de Queiroz relatou aspectos da vistoria realizada naquela unidade jurisdicional. “Seguindo a visita, verificamos trincados na estrutura do prédio. Um deles, nós encontramos dentro do gabinete, próximo à escrivania da 2ª Vara Cível e que está aumentando”, alertou o vice-presidente do SINDJUSTIÇA. O representante sindical sinalizou outros problemas verificados no prédio do fórum de Cristalina. “Portas do Salão do Júri empenadas; faltam forros nos corredores; e há infiltração em algumas janelas. A comarca também está sobrecarregada de trabalho, e como as demais, sofrendo com o déficit de servidores. A comarca tem somente uma juíza, a qual está respondendo sozinha por todas as varas judiciais, diretoria do fórum e eleitoral”, detalhou Fábio.

Os representantes do SINDJUSTIÇA procuraram a juíza Letícia Silva Carneiro de Oliveira em seu gabinete, para uma visita. Entretanto, a magistrada não foi encontrada no Fórum. Fábio de Queiroz justifica a necessidade de o SINDJUSTIÇA assistir os servidores da Justiça goiana também nas unidades jurisdicionais do interior. “Assim como a comarca de Cristalina, tantas outras no Estado vêm apresentando situações até piores. Nesta visita, nos deparamos com a falta de qualidade dos materiais e da prestação de serviço das empresas que assumiram a responsabilidade pela construção do fórum. E simplesmente passam adiante a situação, prejudicando o próprio Tribunal de Justiça. Esta condição carece de medidas mais severas de cobrança da garantia, seguida de punição justa, para resguardar o direito e gasto empenhado com as novas edificações.”

De acordo com vice-líder do sindicato, as visitas técnicas da instituição têm o objetivo de proteger, ainda, a comunidade usuária da Justiça estadual. “Estas inspeções da entidade visam, assim, a segurança e a integridade física dos servidores do Judiciário, para evitarmos qualquer tipo de acidente que ponha em risco a vida de todos que frequentam os edifícios dos fóruns do Estado”, concluiu Fábio Queiroz.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA

[tn3 origin=”album” ids=”3550″ transitions=”default”]


Wildcard SSL Certificates