A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Nossa história

Nossa história

São 31 anos de conquistas. Com a Constituição Federal de 1988, os funcionários públicos conquistaram o direito de se organizarem em sindicatos no Brasil. No dia 25 de abril de 1989 estava fundado o Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás, então Sinsesjugo. Mas, mesmo com sua fundação, o Sinsesjugo ainda não atuava como representante efetivo dos servidores do Poder Judiciário goiano.

Em 1992, eram 245 filiados. Chegamos em 2020 com quase 5 mil servidores sindicalizados, dando maior solidez à entidade como órgão representativo e eficaz em defesa dos pleitos da categoria.

O quantitativo considerável de filiados é reflexo de muito esforço, dedicação e trabalho. Em julho de 1994, por exemplo, a instituição contava com uma infraestrutura física mínima para o funcionamento do sindicato, instalado no edifício do Fórum de Goiânia.

Superada essa fase, a direção do Sinsesjugo buscou construir uma estrutura assistencial para seus filiados, familiares e para as comarcas localizadas no interior do Estado. A partir daí, buscou-se a estruturação da área de lazer e entretenimento, expansão e melhoria da sede própria e atual do sindicato, localizada no Setor Sul. Essa nova estrutura foi adquirida com recursos provenientes da contribuição mensal dos sindicalizados.

Constitui o patrimônio imobiliário do sindicato a sede administrativa, clube recreativo e pousada em Goiânia, além de 13 chalés localizados no Residencial Village Thermas, em Caldas Novas.

Mudança

No dia 8 de dezembro de 2000, o sindicato mudou sua nomenclatura de Sinsesjugo para SINDJUSTIÇA.

Essa alteração representou mais do que uma simbólica troca de nomes, ela refletiu a modernização e democratização da entidade, esta por meio de seu novo Estatuto e da criação do seu Conselho Deliberativo. Para consolidar ainda mais este processo, o SINDJUSTIÇA é reconhecido atualmente como entidade pública estadual pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com objetivo de ampliar sua atuação em defesa dos interesses da categoria, o SINDJUSTIÇA integra, como um dos coordenadores, o Fórum de entidades em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos de Goiás, participando de grande parte dos conselhos nos quais se discutem e deliberam questões de interesse do funcionalismo público. São integrados pelo SINDJUSTIÇA, por exemplo, o Conselho Estadual de Previdência, Conselho Deliberativo do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e Câmara Setorial do Serviço Público, dentre outros vários organismos, inclusive instituídos no âmbito do Poder Judiciário goiano.

Nesses 31 anos de história, o sindicato não se limitou às fronteiras estaduais, sendo o SINDJUSTIÇA filiado à Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud). Na última década, tem o sindicato ganhado ainda mais projeção, com grande capacidade de articulação junto aos Poderes Constituídos, o que tem garantido a ampliação do leque de benefícios disponíveis para seus representados.

Wildcard SSL Certificates