A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se, Reaja

Campanha do SINDJUSTIÇA combaterá preconceito no Judiciário

Compromisso do SINDJUSTIÇA, o combate a todas as formas de preconceito ganhará o reforço da campanha institucional Reaja!, que será lançada em março pela entidade. Voltada aos Servidores do Judiciário, a campanha prevê ações de combate ao preconceito, à discriminação e à violência em suas variadas manifestações, ao assédio moral e sexual no trabalho e à defesa dos Direitos Humanos no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás.

O tema foi pensado por um Grupo de Trabalho, criado pela entidade ainda em 2022. Com membros do Sindicato e Servidores do Judiciário, a campanha foi elaborada para combater diferentes formas de preconceito com ações de conscientização e criação de ferramentas e projetos para apoiar e proteger as vítimas.

Estarão no radar da entidade temas ligados aos Direitos Humanos, sendo que cada um deles terá uma abordagem aprofundada a cada mês de 2023: racismo, LGBTfobia, intolerância religiosa, etarismo, gordofobia, capacitismo, assédio moral e sexual no trabalho. Já o primeiro mês da campanha, março, será dedicado aos debates em torno do tema Misoginia. O objetivo é aproveitar o mês da mulher para discutir e propor ações de combate à violência de gênero.

Eleita pelo grupo de trabalho como coordenadora da campanha Reaja!, a Servidora Kamilla Silva, assistente social e mestra em Direitos Humanos, explica que a campanha será voltada para a educação e o diálogo. “Acho importante, neste momento da conjuntura nacional, termos essa conversa, especialmente sabendo que a instituição (Tribunal de Justiça) reflete o que ocorre na sociedade”, explica Kamilla.

O trabalho realizado pela campanha irá acompanhar iniciativas já desenvolvida pelo Tribunal, como o Observatório de Direitos Humanos e os comitês contra a misoginia e o racismo, segundo Kamilla. “Como diz Bell Hooks, precisamos erguer a voz e falar sobre isso. A campanha é tanto para quem sofre quanto para quem pratica abusos de toda natureza. Precisamos jogar luz nestas temáticas.”

O presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte, garante que o trabalho visa esclarecer as pessoas e possibilitar um avanço nas relações que se estabelecem dentro do ambiente do Tribunal, mas também na comunidade. “Temos todos que nos conscientizar e combater o preconceito. Não podemos, na Justiça, manter privilégios e diferenciações baseadas na cor da pele, na orientação sexual ou nas características físicas do indivíduo.”

Todas as ações da campanha serão divulgadas no site do SINDJUSTIÇA e nas redes sociais. Acompanhe e participe!


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates