A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Vacinação bivalente contra Covid-19 começa na próxima segunda-feira, em Goiás

A previsão é que até o final da última fase, prevista para começar 17 de abril, 90% da população-alvo tenha sido atingida (Foto: Giovanna Campos/O Popular)

A vacinação bivalente da Covid-19 começa na próxima segunda-feira (27) em todo o estado de Goiás. A campanha é nacional e foi divida em cinco fases, sendo a primeira delas destinada a grupos prioritários.

Nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Em Goiás, cerca de um milhão de pessoas ainda não tomaram nenhuma dose da vacina. “O foco dessa campanha é diminuir o óbito, a mortalidade e os casos graves. As eleições acabaram, vamos despolitizar o assunto e tratar de forma técnica”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio. A equipe de saúde fez um apelo para que toda a população complete o esquema vacinal.

De acordo com Sérgio, a diferença para as outras vacinas é que a bivalente contém proteção contra a ômicron, a variante mais prevalente no mundo inteiro. “Para se vacinar, é necessário ter pelo menos duas doses da vacina primária”, informou. “Quem já tomou as 4 doses, vai receber a vacina quatro meses depois da última dose”, completou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás.

Campanha

A previsão é que até o final da última fase, prevista para começar 17 de abril, 90% da população-alvo tenha sido atingida, totalizando 1.587.689 pessoas.

Flúvia Amorim explicou que a população pode ficar despreocupada quanto aos possíveis efeitos colaterais. “Pode ter efeitos adversos, como dores leves e indisposição. Qualquer medicamento pode trazer efeito colateral. O evento adverso pode acontecer, mas é rápido e leve. Já a doença é duradoura e pode te matar”, informou.

Fases

  • 1° Fase da Campanha (a partir de 27 de fevereiro) – pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • 2° Fase da Campanha (a partir de 6 de março) – Pessoas de 60 a 69 anos de idade
  • 3° Fase da Campanha (a partir de 20 de março) – Gestantes e puérperes
  • 4° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Trabalhadores da Saúde
  • 5° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.


Fonte: Jornal O Popular (com informações do Ministério da Saúde)
Wildcard SSL Certificates