A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Presidente do SINDJUSTIÇA aborda importância do Servidor do Judiciário em artigo do jornal O Popular

O presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte, assina artigo publicado hoje no jornal O Popular intitulado “O mundo parou, mas a Justiça, não”. No texto, Fabrício Duarte demonstra a importância dos Servidores do Poder Judiciário em Goiás ao longo da sua história e, mais recentemente, frente à pandemia de Covid-19.

“As consequências pandêmicas na Justiça só não foram piores porque existiram os Analistas Judiciários, que expediram um mandado e saíram em diligência para que aquele paciente fosse definitivamente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Caso não existisse aquele servidor para expedir e cumprir o mandado, certamente aquele paciente seria um número estatístico para o governo e uma perda irreparável para sua família”, diz o presidente do SINDJUSTIÇA no artigo.

Leia, na íntegra.

O mundo parou, mas a Justiça, não!

Fabrício Duarte

No auge da pandemia de Covid-19, no ano passado, quando o Brasil chegava à marca de 600 mil mortes pelo coronavírus, uma legião de servidores públicos trabalhavam silenciosamente, objetivando cumprir sua missão: “dar a cada um o que é seu”.

Naquele momento delicado, os Analistas Judiciários do Tribunal de Justiça de Goiás superavam um recorde, efetivando mais de 5 milhões de atos processuais na Justiça, mais que o dobro registrado antes da pandemia.

Esse resultado, em crescimento exponencial, não é nenhuma novidade.

Ano após ano, o Tribunal de Justiça goiano vem superando todas as metas encaminhadas pelo Conselho Nacional de Justiça, sendo por diversas vezes premiado pelo próprio Sistema de Justiça. É o que acontecerá no próximo dia 24 de maio quando, uma vez mais, o CNJ consagrará o TJGO campeão em produtividade, graças ao desempenho extraordinário dos servidores da Casa Julgadora de Goiás.

Todo esse compromisso e responsabilidade resultou, recentemente, em uma redução de 60% do acervo processual em 200 unidades judiciárias goianas. Quando a crise sanitária obrigou os analistas a trabalharem em casa, eles produziram 800 mil atos a mais que no mesmo período anterior à pandemia. Diante de um cenário tão grave, os servidores do Judiciário deram sua contribuição, assim como muitos servidores, hoje aposentados, também o fizeram.

As consequências pandêmicas na Justiça só não foram piores porque existiram os Analistas Judiciários, que expediram um mandado e saíram em diligência para que aquele paciente fosse definitivamente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Caso não existisse aquele servidor para expedir e cumprir o mandado, certamente aquele paciente seria um número estatístico para o governo e uma perda irreparável para sua família.

Em meio à pandemia, muitos sucumbiram! Não há uma estatística oficial, mas em outubro de 2021, em ato público realizado pelo Sindjustiça em homenagem às vítimas da Covid-19, as mortes entre os servidores do TJGO já somavam 22 homens e mulheres que, mesmo em um dos momentos mais graves já enfrentados pela população mundial, não deixaram a Justiça parar.

No dia 24 deste mês, quando o TJGO for mais uma vez reconhecido pelo excelente desempenho nas metas estabelecidas pelo CNJ, por trás dessa estatística estarão Analistas Judiciários que têm levado Goiás a ocupar o topo do ranking dos Tribunais mais produtivos do país, porém ocupante da última colocação quando o quesito é valorização do servidor.

Fabrício Duarte é servidor do Judiciário e presidente do Sindjustiça


Wildcard SSL Certificates