A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Movimento a Serviço do Brasil lança campanha

O Movimento a Serviço do Brasil lançou oficialmente nesta quinta, 5, campanha nacional em defesa do serviço público. Participam do movimento, que é contra a Reforma Administrativa e a PEC emergencial, 25 entidades representativas de Servidores do Judiciário, Executivo e do Ministério Público, entre elas a Fenajud e suas entidades filiadas, dentre elas o SINDJUSTIÇA, Sintrajud e Fenajufe. A ação foi transmitida pelo youtube e redes sociais.

Para assistir na íntegra ao lançamento da campanha, acesse aqui.

Os impactos da proposta e da PEC Emergencial no atendimento à população no serviço público foram os temas principais apresentados no lançamento da campanha. “Nosso objetivo é conscientizar a população das perdas que ela terá se a PEC for aprovada”, destacou Isaac Lima, coordenador de Imprensa e Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

“A redução dos concursos públicos em geral significa, por sua vez, a volta ao chamado cabide de empregos, como era antes da Constituição de 88. A cada eleição, a tendência é que o governador ou prefeito eleito troque os servidores sem estabilidade. Essa descontinuidade comprometeria o processo de aprimoramento técnico deste servidor na prestação de serviços à sociedade”, apontou Sandra Silvestrini, coordenadora-geral da Fenajud, ao comentar o trecho da PEC que propõe o fim do concurso público para parte dos servidores.

Cloves Silva, Diretor de Comunicação da Fenafisco, ressaltou os efeitos negativos do fim da estabilidade. “A avaliação de desempenho, que já existe, não é ruim, mas ela precisa ser definida com critérios objetivos e não ficar a mercê da subjetividade das chefias, a maioria ocupada por servidores comissionados. A estabilidade é uma garantia à sociedade de que o serviço público será prestado à população sem interferência política”, pontuou.

Retrocesso
Representando a Fenamp, Alberto Ledur frisou que a Reforma proposta pelo governo significa um retrocesso no processo de combate ao apadrinhamento e à patrimonialização do serviço público brasileiro. “A redução da regra geral do concurso público implica na queda da capacidade técnica dos Servidores. O concurso público traz no seu bojo o acesso universal, a disputa aberta e democrática em que todos podem concorrer por uma vaga. A PEC impõe a ampliação dos contratos temporários e a livre nomeação de servidores, inclusive em áreas técnicas e burocráticas”, frisou.

Ledur lembrou que a Reforma, se aprovada, terá graves impactos, principalmente nos Estados e municípios, promovendo o empoderamento para práticas coronelistas e o enfraquecimento de mecanismos de combate a práticas de corrupção e clientelismo.

Ao final da transmissão, os representantes das entidades destacaram que a campanha em defesa do serviço público continua e que se estenderá às redes sociais e aos meios de comunicação.

“O SINDJUSTIÇA se une às demais entidades representativas do Judiciário estadual nas unidades da federação por entender que a atuação unificada tem ainda mais força. Estamos lutando aqui para preservar direitos garantidos dos Servidores do Judiciário e estaremos unidos aos colegas que fazem o mesmo em seus estados”, destaca Fabrício Duarte, presidente do SINDJUSTIÇA.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates