A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Audiência pública propõe fim da contribuição previdenciária para inativos

Audiência pública realizada em Brasília (DF)

Audiência pública realizada em Brasília (DF)

Encontro Nacional, articulado por várias entidades de servidores públicos, propõe fim da contribuição instituída na reforma previdenciária de 2003, aos aposentados e pensionistas. A audiência pública foi realizada no último dia 20, na Câmara Federal, em Brasília (DF). Os presentes reivindicavam que parlamentares colocassem na ordem do dia a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 555/06, que visa o fim da cobrança.

Participaram da mesa de debates do Encontro Nacional pela aprovação da PEC 555/06, os deputados: Arnaldo Faria de Sá (relator da PEC, PTB/SP), Amauri Teixeira (PT-BA), Alice Portugal PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Dr. Grilo (PSL-TO) e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), dentre outros.

A PEC 555/06 estabelece que a contribuição terá o valor reduzido em vinte por cento, a partir do momento em que o funcionário público completar 61 anos, sendo extinta quando o mesmo completar 65 anos de idade.

Atualmente, o trabalhador do serviço público ao completar tempo exigido para a aposentadoria pode optar por permanecer em atividade. Assim, ele tem direito a receber um abono de permanência em valor igual ao da contribuição até o momento da aposentação, seja ela voluntária ou compulsória (aos 70 anos).

No entanto, caso a PEC passe no Congresso Nacional, os servidores poderão decidir por requerer a aposentadoria somente quando tiverem direito à isenção total da contribuição, ou seja, o trabalhador do serviço público permanecerá em atividade, evitando que o governo tenha que contratar outra pessoa para substituir o aposentado, fato que traria economia aos cofres públicos.

Segundo informações do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), a redução gradual da contribuição para os regimes próprios da previdência tramita na Câmara dos Deputados desde o dia 14 de junho de 2010 e já conta com o apoio de aproximadamente 200 deputados que pediram a inclusão da PEC na pauta do Plenário da Câmara, sem que a demanda tenha sido atendida.

O Instituto Mosap afirma, no documento entregue aos parlamentares, que a PEC está emperrada na Câmara por falta de “vontade política em submeter a matéria a votos no plenário da Câmara inicialmente, e em seguida no Senado Federal”.

Representantes de várias categorias estiveram reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), à tarde, e ouviram do parlamentar que apoia a inclusão da PEC na pauta para votação após a Semana Santa.

A audiência pública rendeu a assinatura da maioria dos líderes em apoio à PEC 555/06, para colocar a matéria em votação no Plenário e ficou acertado que, depois da Semana Santa, Arnaldo Faria se reunirá com Henrique Alves para viabilizar a colocação da matéria na pauta do Plenário.

A ideia é de que se a proposta for para votação em Plenário, seja aprovada por unanimidade, já que pelas declarações, todos os deputados estão a favor dos aposentados.

Fonte: Imprensa/Fenajud


Wildcard SSL Certificates