A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

REAJA abordará assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

A campanha REAJA! chega com força no mês de outubro, trazendo à tona o tema sensível do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Após meses de discussão sobre diversos tipos de preconceitos que podem gerar assédio, como o etarismo, a gordofobia e a misoginia, a atenção se volta para essa questão que afeta milhares de trabalhadores em todo o Brasil, inclusive os Servidores do Judiciário.

De acordo com uma análise conjunta da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Lloyd’s Register Foundation (LRF) e Gallup, mais de uma em cada cinco pessoas empregadas (quase 23%) já sofreu algum tipo de violência ou assédio no ambiente de trabalho, seja ele físico, psicológico ou sexual. Os dados são de 2022.

As consequências desse assédio refletem diretamente na saúde desses trabalhadores, amplificando questões sociais que afetam negativamente a saúde mental, como a discriminação e a desigualdade. O estresse afeta 90% da população mundial, sendo que 72% apresentam complicações e 32% desenvolvem a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento profissional.

Para discutir essa questão tão relevante, o SINDJUSTIÇA realizará o Seminário Saúde do Servidor: Aspectos Mentais e Físicos no dia 18 de outubro, às 14 horas, no Auditório José Lenar, localizado no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Inscreva-se aqui!

Neste seminário, especialistas renomados debaterão questões fundamentais relacionadas à saúde mental e física dos servidores públicos, com foco na busca por soluções para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, incluindo a luta contra o assédio sexual e moral.

A psicanalista Elise Alves, especialista em assédio no trabalho, será uma das palestrantes do evento. Ela destaca que a saúde é um direito fundamental de todos os trabalhadores, independente de sua inserção no mercado de trabalho ou do vínculo empregatício. A conscientização e a busca por soluções são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho mais justo e livre do preconceito.

A assistente social Kamila Silva, membro da organização da campanha REAJA e servidora do TJ-GO, enfatiza a importância do acolhimento das vítimas de assédio, propondo um protocolo que leve em consideração a subjetividade do assédio e evite expor ainda mais a vítima. “Diante do relato da vítima, acho que o primeiro passo é encaminhá-la para o atendimento à saúde para essa pessoa receber uma escuta ativa, de um profissional que faça uma análise fundamentada do fato e possa auxiliá-la de fato na sua superação. É centrar na cura e não na punição.”

A luta contra o assédio no ambiente de trabalho é um compromisso contínuo do SINDJUSTIÇA, que ao longo de 2023 terá abordado temas como etarismo, assédio moral e sexual, e racismo. A campanha REAJA! busca promover um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e livre de preconceitos.

Acompanhe todas as informações sobre o tema nas redes sociais da entidade e participe deste importante evento.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates