A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Campanha REAJA enfrenta a gordofobia e discute a temática com Servidores neste sábado, 20 de maio

O enfrentamento da gordofobia é a bandeira levantada pela campanha REAJA!, do SINDJUSTIÇA, no mês de maio. O tema pouco abordado já faz parte do rol de problemas enfrentados pela Organização Mundial de Saúde e, de forma irônica, prejudica o tratamento e estigmatiza as pessoas obesas. Com a campanha, a entidade busca promover a discussão sobre o tema e principalmente combater o preconceito contra as pessoas gordas. A gordofobia é definida como “repúdio ou aversão preconceituosa a pessoas gordas, que ocorre nas esferas afetiva, social e profissional”.

No próximo dia 20 (sábado), das 08h30 às 10h30 horas, será promovida palestra sobre “Gordofobia: o padrão como preconceito”, com a nutricionista Gabriella Santana, especialista em transtornos alimentares, com a mediação do servidor Norval Berbari. O evento será presencial, no Clube do SINDJUSTIÇA, localizado na Rua 239, Setor Coimbra, com transmissão ao vivo pelo canal do SINDJUSTIÇA no YouTube.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas está com sobrepeso ou obesidade. Na projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,3 bilhões de pessoas devem estar acima do peso, sendo 700 milhões obesas, até 2025. A maioria destas pessoas enfrenta a gordofobia, o que muitas vezes as impede de conviver socialmente e ocupar espaços importantes.

Para a Servidora aposentada Dalva Rezende, a realidade no trabalho sempre foi difícil. Obesa, ela conta que viveu situações limitantes no Tribunal de Justiça e também nos Fóruns do interior. “É muito triste me deparar só com poltronas para pessoas ‘normais’, e a gente ter que ficar de pé o tempo que for preciso, aguentando dores nas pernas e coluna. E ainda, ser constrangida, quando dizem ‘a senhora não quer se sentar?’.” (Confira depoimento completo logo abaixo). Filiada ao Sindicato, ela acredita que iniciativas como a campanha REAJA! possam provocar mudanças nas estruturas físicas e sociais, para serem mais acolhedoras.

A nutricionista Gabriella Santana reforça que a saúde envolve muito mais que peso, inclui questões sociais e emocionais. “O julgamento da pessoa gorda traz uma culpa enorme, de forma que há sempre uma pressão muito grande sobre a forma como ela se alimenta, ela se exercita”. A nutricionista trará a temática para o centro do debate da campanha REAJA! e avalia o trabalho do SINDJUSTIÇA. “O mais importante deste projeto é trazer o acolhimento para quem sofre preconceito. Trazer essa reflexão para outras pessoas, para que possamos reconhecer em nós a gordofobia, para que isso não se espalhe e para que a gente lute por espaços que caibam todos os tipos de corpos.”

Depoimento Dalva Rezende

“Já estou com 69 anos, aposentada, muito obesa. É muito triste, como disse antes, sempre ao chegar no Tribunal de Justiça e nos Fóruns do interior me deparar só com poltronas para pessoas ‘normais’, e a gente ter que ficar de pé o tempo que for preciso, aguentando dores nas pernas e coluna. E ainda, ser constrangida, quando dizem ‘a senhora não quer se sentar?’. O que sugeri, não só nos lugares acima, mas em todos os locais de acesso ao público, é que instalem entre 10% e 20% de cadeiras e poltronas mais largas, com apoios de braço ou sem os apoios o já ajudaria bastante esse público sofrido. Quanto mais os anos vão passando, mais o índice de obesos está aumentando. Muitas catracas de alguns lugares ou ônibus não nos dão acesso mais. Isso é muito triste!! Então, que iniciativas, como esta do SINDJUSTIÇA, possam ser vez e voz em nosso lugar e mudem essa realidade triste! Nós, os obesos, seremos eternamente gratos. Muito obrigada por essa oportunidade.”


Fonte: Assesssoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates