A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

SINDJUSTIÇA enaltece medida anunciada pelo TJ, de redução da jornada de trabalho para mães de filhos até 6 anos

O presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte, falou hoje (16/05) sobre o anúncio feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, na véspera do Dia das Mães. O desembargador disse que vai propor ao Órgão Especial do TJ a redução da jornada de trabalho para as Servidoras mães de crianças de até seis anos de idade, de 7h para 6h horas diárias.

“O SINDJUSTIÇA parabeniza a iniciativa do desembargador Carlos França e espera que a medida anunciada se concretize o mais breve possível”, destacou. O Sindicato vem relatando à Administração do Tribunal várias situações vivenciadas por Servidoras mulheres em todo o Estado, que precisam se desdobrar para cumprir sua carga horária e ainda atender às demandas dos filhos em idade escolar.

“A medida anunciada pelo desembargador França é de extrema importância, digna de louvor e agradecimento de nossa parte. Esperamos que outras pautas da categoria também avancem em reconhecimento ao que merecem os Servidores do Poder Judiciário goiano”, frisou.

Segundo o Tribunal de Justiça, a mudança anunciada é um incentivo à proteção da primeira infância e à valorização de gênero, uma vez que, na nossa sociedade, a maior dedicação aos cuidados com os filhos ainda recai sobre a mulher e mãe. O TJGO é signatário do Pacto Nacional Pela Primeira Infância e instituiu, em novembro de 2020, a Política de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás.

O presidente do TJGO já determinou a instauração de procedimento para a apresentação de minuta de resolução sobre a matéria, que deverá ser apresentada na próxima sessão do Órgão Especial. Atualmente, o Poder Judiciário goiano conta com cerca de 2 mil mães e a medida vai contemplar aquelas que tenham filhos de 0 a 6 anos.

“Atitudes como a que o Tribunal Goiano acaba de anunciar o aproxima dos países nórdicos, como Noruega, Finlândia e Suécia, que há muito possuem atenção especial aos pais de crianças com até 6 anos de idade, em valorização precípua da primeira infância. As crianças de hoje serão os construtores de uma sociedade mais justa, inclusiva e fraterna no futuro”, complementa o Vice-Presidente do SINDJUSTIÇA, Bruno Faustino.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação (com informações do Centro de Comunicação do TJGO)
Wildcard SSL Certificates