
Salas do Arquivo do Fórum de Itapaci foram alvos de criminosos na madrugada do dia 9 de agosto
A presidente do SINDJUSTIÇA, Rosângela Ramos de Alencar, protocolou junto à Presidência do TJGO, pedido de providência (Proad nº 201708000054000) solicitando ações urgentes para solucionar situação do Fórum de Itapaci, no interior de Goiás.
No dia 9 de agosto deste ano, o local foi alvo de criminosos, que algemaram o segurança da unidade e atearam fogo na sala de arquivo, causando a queima de mais de mil processos da escrivania do crime. Representantes do SINDJUSTIÇA estiveram presentes na cidade, no dia 25 deste mês, e constataram a situação precária que os servidores têm enfrentado.
Segundo trabalhadores lotados naquela comarca, embora algumas obras estruturais tenham sido iniciadas, a situação está longe de ser resolvida. Os servidores, além de serem expostos a um ar absurdamente intragável devido ao incêndio, estão trabalhando em condições inadequadas, tanto estruturais quanto de pessoal e material.
O SINDJUSTIÇA solicita, com urgência, que a direção do TJGO disponibilize aos servidores de Itapaci treinamento adequado, para saberem como manusear e restaurar os autos danificados, bem como pessoal suplementar para auxiliar na melhoria do cenário atual. Equipamentos e capacitações adequadas para auxiliar os servidores a conviverem com o ambiente insalubre também são necessários, argumenta o sindicato.

Fórum de Itapaci-GO
Servidores de Itapaci relataram, também, que a segurança do fórum continua sendo feita por uma força-tarefa muito diminuta. Em situação de emergência, a entidade solicita o aumento do efetivo policial e de segurança armada particular no prédio, para garantir a proteção dos servidores e do público que frequenta a comarca.
Como unidade representativa, o sindicato almeja que seja feita a constatação, por parte do perito do trabalho dos quadros do TJGO, acerca das condições de trabalho lá encontradas, para verificar se são salubres o suficiente para que os servidores possam atuar com saúde e segurança e se o caso não enseja acréscimo remuneratório constitucionalmente previsto.
O SINDJUSTIÇA pede atos imediatos por parte da administração do TJGO, no intuito de resolver os problemas apontados e tornar a comarca de Itapaci-GO, especialmente o fórum criminal daquela cidade, novamente locais seguros e com boas condições de saúde e trabalho para todos os servidores e a população em geral.