A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

Contra a PEC que congela direitos dos servidores goianos, SINDJUSTIÇA questiona TJGO sobre garantias dos profissionais do Judiciário

Matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa

Matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa

Já se desdobrando na Alego, a PEC proposta pelo governador Marconi Perillo para limitar o teto de gastos dos três Poderes em Goiás até 2026 motivou o SINDJUSTIÇA a questionar o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, sobre os prejuízos que a possível lei poderá trazer às carreiras dos servidores do Judiciário, se aprovada.

Assinado pela presidente Rosângela Alencar, o documento encaminhado à Presidência do Tribunal traz em seu teor a preocupação do SINDJUSTIÇA para com o futuro da categoria no caso de aprovação da PEC 2016003548.

Conheça o pacote de austeridades do Governo.

Pela proposta, serão revistos os planos de carreira dos servidores estaduais. Segundo o texto, nenhum desses estatutários poderá progredir na carreira no período compreendido entre 2017 e 2019, por antiguidade ou merecimento. Profissionais da segurança pública ficam de fora dessa regra.

“As despesas com pessoal representam atualmente a maior fonte de desequilíbrio”, cita o governador na ementa do projeto, sinalizando que os servidores serão fatalmente afetados no novo regime fiscal que o Estado quer instituir ainda neste ano.

Por isso, o SINDJUSTIÇA busca saber como o TJ se posicionará se for necessária alguma medida para resguardar os direitos constitucionais dos servidores.

Solicitamos que o presidente do TJGO possa agir de imediato para coibir/impedir desdobramentos nocivos à carreira, especialmente no que diz respeito a direitos hoje garantidos aos servidores e/ou a previsões da PEC que possam afetar a autonomia financeira e funcional do órgão. Rosângela Alencar, presidente do SINDJUSTIÇA.

A PEC do Teto de Gastos está na CCJ, sob relatoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB).


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA
Wildcard SSL Certificates