A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Sem categoria

Governador recebe Sindjustiça em reunião no Palácio das Esmeraldas

A presidente do Sindjustiça, Rosângela Alencar, participou de reunião com o governador Marconi Perillo para tratar de assuntos de interesse dos servidores da Justiça de Goiás. O encontro aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (2),  no Salão Nobre do Palácio das Esmeraldas, e contou com a participação dos vice-presidentes Fábio Queiroz e Fabrício Duarte; do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio; do secretário institucional do governo, Daniel Goulart; e do deputado estadual Helder Valin, líder do governo na Assembleia Legislativa.

Diálogo

Rosângela agradeceu o empenho do presidente da seccional goiana e do secretário Daniel Goulart, na construção de diálogo com o governador Marconi Perillo, sobretudo nesse momento em que a categoria dos servidores do Poder Judiciário luta pela valorização dos trabalhadores da Justiça e o resgate de perdas salariais acumuladas.

Marconi Perillo agradeceu ao Sindjustiça a disposição para uma interlocução harmoniosa com os Poderes Executivo, Legislativo e entidades ligadas ao Judiciário, a exemplo da OAB-GO.

Compromisso

Sobre a data-base, o governador explicou que o aumento se deu em consonância com a realidade de ajuste fiscal do Estado, muito embora não tenha descartado alternativas para viabilização da reposição salarial e do plano de reestruturação da carreira dos servidores. “Me coloco à disposição para, juntamente com o presidente da OAB-GO, o deputado Helder Valin e o Sindjustiça, dialogar com o Tribunal de Justiça em busca de uma solução que possa fazer face às reinvidicações dos servidores”, disse Marconi Perillo, que assumiu compromisso de empenhar-se no que couber ao Executivo, acerca do anteprojeto de reformulação de cargos e salários da Justiça goiana.

Valorização dos servidores

Rosângela Alencar levou ao conhecimento do governador as dificuldades e os desgastes que enfrentou com a atual administração do TJGO, embora não tenha faltado disposição por parte do Sindjustiça de lutar pelo que de fato possa representar a valorização dos servidores. “O apoio do chefe do Executivo e a articulação com a sua base na Assembleia Legislativa são indispensáveis para que possamos concretizar conquistas e reparar injustiças”, pontuou a presidente, lembrando que a proximidade de uma nova gestão no Tribunal de Justiça tende a favorecer uma solução efetiva aos pleitos dos servidores.

Relembrando o momento da greve, Helder Valin pediu desculpas aos servidores, ressaltando que o seu papel como líder do governo não é tarefa fácil e nem sempre é compreendido na sua essência institucional. “Há vinte anos no parlamento goiano, sei muito bem a dificuldade dos servidores públicos. Conheço as reinvidicações e busco, no papel de líder, servir de ponte que favoreça o diálogo com o governo”, justificou o deputado.

Propósito

Feita essa observação, Marconi Perillo disse que o momento era de se pensar no futuro e virar a página do passado. “Essa reunião é uma demonstração de que todos nós estamos voltados para o mesmo propósito, que é a valorização dos servidores públicos”. Na ocasião, a presidente do Sindjustiça fez lembrar que a greve teve momentos de grande tensão. “Os servidores que aderiram à greve foram alvos de pressões por parte do TJGO, o que naturalmente exalta os ânimos, muito embora o movimento grevista pautou-se no respeito, com vistas à uma composição satisfatória por meio de diálogos com os Poderes representados”, ressaltou a presidente.

Marconi frisou que o fim da greve favoreceu espaço para uma nova interlocução que, na sua opinião, pode representar resultados positivos para os servidores. “É hora de retomarmos a história deste governo com os servidores. Daí o meu compromisso e disposição de estudar possibilidades que possam contemplar suas reivindicações”, acenou o Governador.

Fábio Queiroz lembrou ao governador que a luta dos servidores é uma luta de longa data. “Nossa expectativa é que o governo contribua para mudar esse cenário e, assim, reescrever a sua história com os servidores da Justiça”, disse o vice-presidente do Sindjustiça.

Ao final da reunião, Marconi Perillo solicitou ao presidente da OAB-GO a condução de um próximo encontro para, juntamente com o Tribunal de Justiça, avaliar no que couber ao Governo a possibilidade de implementação do anteprojeto de reestruturação da carreira dos servidores e estudos de capacidade financeira do Estado para o resgate da perda salarial da categoria.


Wildcard SSL Certificates