O SINDJUSTIÇA apoia a campanha “Declare sua esperança”, promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o prazo final para a entrega da declaração, que começa no próximo dia 17 de março e se estende até 31 de maio, os Filiados têm a oportunidade de contribuir para instituições que atuam na proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O Filiado Jonathas Pereira dos Santos, assessor jurídico no Tribunal de Justiça, compartilha sua experiência com essa forma de contribuição como algo que faz diferença. “Faço isso todos os anos e direciono os recursos para uma instituição séria em Caldas Novas chamada Lar Batista”. A entidade acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “A vantagem é que faço essa destinação e recebo o valor de volta na restituição, com correção monetária. É uma forma segura e garantida por lei de ajudar quem realmente precisa.”
Para os Filiados que desejam contribuir e ainda não conhecem instituições sérias, a destinação para os fundos é uma alternativa confiável, fiscalizada por órgãos de controle e pelo Ministério Público. Além disso, a transparência na aplicação dos recursos pode ser acompanhada pela internet.
O SINDJUSTIÇA reforça a importância dessa possibilidade e incentiva seus Filiados a conhecerem essa forma de destinação do Imposto de Renda. Essa é uma oportunidade de exercer a cidadania e apoiar iniciativas voltadas à infância e juventude, garantindo um futuro melhor para muitas crianças e adolescentes.
Como fazer a doação na sua declaração
A doação pode ser feita diretamente no programa da Receita Federal, seguindo estes passos:
- Acesse o programa do Imposto de Renda e vá até a opção “Doações diretamente na declaração”;
- Escolha a aba “Criança e Adolescente” e selecione o tipo de fundo (Nacional, Estadual ou Municipal);
- Informe o Estado e o Município de destino e digite o valor permitido para doação;
- Gere e pague o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
É possível destinar até 3% do imposto devido no ato da declaração. Para quem opta pela doação ao longo do ano-base, o limite é de 5%.
Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação