A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Sem categoria

Sindicato nasce da luta por direitos e garantias dos Servidores

Há 35 anos, um documento assinado por um número representativo de Servidores, cerca de 100, marcou o nascimento do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás, fundado inicialmente como Sinsesjugo.

O ano era 1989, e após a promulgação da Constituição de 1988, o movimento sindical brasileiro passava por um profundo processo de reorganização. Com a garantia de liberdade sindical e a expansão dos direitos dos trabalhadores estabelecidos pela nova Carta Magna, surgiram diversos sindicatos em todo o país, cada um buscando representar e defender os interesses das diferentes categorias profissionais. Este período foi caracterizado por uma intensa mobilização e pelo fortalecimento das entidades sindicais, que se tornaram protagonistas na luta por melhores condições de trabalho e justiça social.

Antes da criação do SINDJUSTIÇA, a representação trabalhista no Tribunal de Justiça de Goiás era fragmentada e havia sido fortemente impactada pela Ditadura Militar. Os primeiros a se organizarem foram os Oficiais de Justiça, os Escreventes e os a Escrivães, que formaram associações mesmo antes de 1988. Paulo Humberto Marcelo Borges, 73 anos, o primeiro Presidente do SINDJUSTIÇA, relembra os desafios enfrentados: “Foi uma jornada muito difícil. Nós tivemos que enfrentar muitas coisas ruins até chegar onde chegamos.”

A categoria a qual Paulo pertencia era marginalizada naquela época. “Montamos o Sindicato, fui eleito Presidente, mas logicamente não fiz isso sozinho. Muitos companheiros ficaram pelo caminho, lutaram ao meu lado, mas já não estão mais aqui. Fomos recebidos como subversivos. E, ao contrário disso, meu desejo era inverter uma desordem imperante”, acrescenta Paulo, referindo-se à falta de direitos e condições de trabalho para os Servidores do Tribunal.

Cristiana Maria de Abreu Pereira, 60 anos, atualmente Vice-Presidente de Assuntos Administrativos do Sindicato, também recorda os primeiros dias: “Estávamos nos movimentando, buscando melhorias. O sindicato começou a funcionar ‘na prática’, antes de sua fundação oficial. Só quem já trabalhou sem nenhum canal de comunicação com as Diretorias dos Fóruns e com a Presidência sabe o que passamos.” Cristiana, que começou a trabalhar na Justiça goiana em 1986, destaca a importância da movimentação dos Servidores para garantir direitos para todos.

Terezinha Maria dos Santos, 78 anos, ingressou no Tribunal como Escrivã em 1981 e também foi uma das primeiras filiadas ao Sindicato: “Eu pensei: essa seria uma maneira de ter segurança e benefícios. Foi um voto de confiança aos colegas. A partir dali, todo mês eu contribuía. Muitos colegas não quiseram se filiar e a gente pelejava para que entrassem, mas só depois que viram as conquistas, vieram conosco”, relata a Aposentada.

José Capual Alves, 72 anos, outro Filiado e membro da Diretoria quando da fundação do SINDJUSTIÇA, guarda boas lembranças dos tempos de sindicalismo. “O movimento foi criado com a ajuda de todos os Servidores.” Ele destaca as conquistas alcançadas e o diálogo aberto junto ao tribunal. “Foram muitas as conquistas, e o diálogo com a administração foi aberto.”

O Presidente Fabrício Duarte, em seu segundo mandato, enaltece a coragem e a determinação daqueles que, na década que marcou o fim do regime militar no Brasil, se uniram por mais direitos e garantias. “Nossos fundadores deixaram plantada aqui no Sindicato a semente da esperança, da força e da representatividade. Depois deles, vieram muitos outros, que doaram o melhor que tinham em prol da coletividade.” Fabrício tem 27 anos de Tribunal de Justiça de Goiás, o mesmo tempo de Filiado ao SINDJUSTIÇA e também 27 anos de participação direta nas administrações do Sindicato, ocupando vários cargos e funções.

Fabrício, como membro de diretorias anteriores do Sindicato e em recente homenagem recebida na Alego na
condição de presidente pelo segundo mandato.

Durante todo o ano de celebração dos 35 anos do SINDJUSTIÇA, vamos relembrar a história, as incontáveis lutas e também as conquistas da categoria. Momentos importantes marcaram os 35 anos da entidade, como a greve de 2011 e, a mais recente, a conquista do reajuste da Gratificação Judiciária. Acompanhe no nosso site e nas nossas redes.


Fonte: Assesssoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates