A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se, Reaja

Campanha traz diversidade para combater intolerância religiosa

No mês de abril, a Campanha REAJA!, promovida pelo SINDJUSTIÇA, traz novamente em destaque o tema da Intolerância Religiosa, em um esforço para conscientizar a sociedade sobre a importância da diversidade de crenças e da promoção do respeito mútuo.

Dados do Ministério dos Direitos Humanos revelam um aumento significativo nos casos de intolerância religiosa no Brasil. Segundo o levantamento feito a pedido do programa Fantástico, da Rede Globo, em 2023, houve um aumento de 140,3% nas denúncias recebidas pelo Disque 100 e de 240,3% nas violações em comparação com o ano de 2018.

Max Cohem

Para Cláudio Pedrosa, psicólogo do TJGO e colaborador da campanha REAJA!, discutir esse tema é crucial, tanto para a vida pessoal quanto para a prática profissional. “Refletir criticamente e buscar informação sobre a intolerância religiosa certamente vai ser bom e útil a quem tiver olhos e ouvidos perceptivos, capazes de ver e ouvir com discernimento”, afirma ele, que será moderador do debate sobre o tema.

Para um dos convidados do videocast do REAJA!, o professor Max Cohem, que é judeu, este é um período delicado, assim como foi no passado. “Nós judeus somos muito resilientes, somos um povo forte, somos persistentes, uma nação com fé em tudo que faz. Superamos com amor, diálogo, compreensão, entendimento com a causa do próximo, união, fé, sempre mostrando a verdade.” Pra ele, a liberdade de professar a própria fé e viver em sociedade é essencial para que todos possam viver em harmonia e avançar enquanto sociedade.

Luiz Carlos

Assistente-chefe da Diretoria do Fórum Eleitoral de Anápolis, Luiz Carlos Percy também ensina jovens e adultos sobre a Bíblia. Evangélico, ele se converteu há 40 anos e busca trazer a paixão da sua conversão para outras pessoas. “Vou falar sobre amor, ou seja, intolerância total aos intolerantes”, afirma ele, lembrando os exemplos de Jesus Cristo.

A gravação será realizada no próximo dia 12 e contará com a participação de representantes de diferentes religiões. O debate abordará suas crenças e os desafios enfrentados quando sua fé não é aceita em determinados lugares. O resultado final será compartilhado no canal do SINDJUSTIÇA no YouTube, proporcionando a todos a oportunidade de participar desse importante diálogo sobre a intolerância religiosa no Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates