A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Impactos na saúde dos Servidores dão a tônica do discurso do presidente do SINDJUSTIÇA

O presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte, participa hoje (1º/12) do Encontro Regional da 5ª Região Judiciária do TJGO, que teve início na quarta-feira (29/11), em Jataí. Fabrício falou aos presentes – magistrados, diretores de órgãos da administração e Servidores da Região – sobre o impacto da alta produtividade no cumprimento da prestação jurisdicional para a saúde física, mental e emocional dos Servidores e também sobre a tramitação do PCCS no Tribunal de Justiça.

“Precisamos refletir: que preço estamos pagando para termos essa produtividade tão alta?”, questionou o presidente do SINDJUSTIÇA. Segundo ele, em todas as organizações, o principal ativo é o ser humano. “Mas, este também tem seus limites intelectuais, psicológicos e mesmo espirituais”, destacou, dirigindo-se ao Corregedor-Geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, para solicitar que esse tema seja de fato abraçado pelo órgão.

“Desembargador Carlos França se comprometeu conosco, de que no próximo ano a saúde de todos nós será uma de suas bandeiras principais”, frisou. Fabrício Duarte fez um apelo à Corregedoria, para que inclua na programação dos Encontros Regionais um trabalho voltado para a saúde dos Servidores, inclusive com a participação do Comitê de Saúde do TJGO.

Assédio
Fabrício Duarte voltou a chamar a atenção da Corregedoria sobre a importância de se instituir uma ferramenta que permita a denúncia anônima da prática de assédio moral e sexual no âmbito do TJ. “Há comarcas com pouquíssimos servidores. Se essas pessoas não tiverem direito ao anonimato, ninguém denunciará”, disse.

O presidente do SINDJUSTIÇA alertou a Corregedoria sobre a possibilidade, em um curto espaço do tempo, crescerem os índices de absenteísmo no Tribunal, devido ao adoecimento dos servidores. “A sociedade e o Poder Judiciário perderão. Melhor prevenir do que tentar sanar posteriormente. A saúde é algo que não volta”, avalia.

“E faço aqui uma provocação: a administração está preparada para, no futuro, não conquistarmos mais nenhuma premiação porque nossos colegas estarão doentes? Qual será o impacto disso?”, questionou. Fabrício Duarte ainda sugeriu à Corregedoria que trabalhe com informações concretas sobre a quantidade de servidores por comarca, suas idades e os casos de afastamento por problemas de saúde.

Antes de encerrar sua fala, o presidente do SINDJUSTIÇA disse que gostaria de levar tranquilidade aos Servidores presentes no encontro. “O Desembargador Carlos França é um homem de palavra e a tem cumprido. O nosso PCCS está tramitando dentro do Tribunal e há dois passos a serem cumpridos.” Segundo Fabrício, ainda em dezembro o projeto estará na Alego e depois seguirá para sanção do governador. “Não há como transpor esses passos. Nós trabalhamos em silêncio para evitar um desgaste que nós mesmos não precisamos criar. E Esperamos, de verdade, que todos fiquem satisfeitos com os resultados que vamos ter ao fim desse trabalho”, concluiu.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates