A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Campanha REAJA! propôs o envolvimento dos Servidores no combate ao preconceito

Em 2023, de forma inédita, o SINDJUSTIÇA assumiu um novo desafio: levar os Servidores do Poder Judiciário em Goiás – e também a comunidade e demais membros do Sistema de Justiça – a discutir, compreender e refletir sobre as várias formas de preconceito que insistem em permear nossas relações. Para colocar essa missão em prática, o Sindicato lançou a campanha REAJA!.

Entre março e novembro, temas como misoginia, intolerância religiosa, gordofobia, LGBTfobia, etarismo, assédio moral e sexual no trabalho, capacitismo e racismo foram trazidos para o centro do debate, de variadas formas. Tivemos eventos presenciais e exclusivamente on-line e tivemos também a campanha ocupando espaço nas redes sociais do SINDJUSTIÇA, informando e nos fazendo entender quando praticamos e como devemos combater o preconceito e a discriminação. Contamos, nesse período, com a ajuda de profissionais de variadas áreas de atuação, que nos ajudaram a pensar sobre a estrutura do preconceito em suas mais diversas manifestações.

Ao longo dessa jornada, o Sindicato sofreu críticas, de seus Filiados e dissidentes da administração anterior da entidade, por trabalhar em temas considerados “fora do escopo” de atuação do SINDJUSTIÇA. “Queremos data-base!”; “Cadê o PCS?”; e “Reaja, diretoria!” foram apenas alguns dos comentários em postagens sobre a campanha. E quando as críticas surgiram, o SINDJUSTIÇA deixou claro que o seu papel não se restringe à atuação em defesa dos direitos dos Servidores, o que a entidade tem feito com responsabilidade e de forma incansável, dia após dia! Trabalhar para que as pessoas repensem comportamentos e responsabilidades com os colegas e a sociedade em geral também é uma missão do Sindicato.

E é por essa razão que o SINDJUSTIÇA pretende tornar a campanha REAJA! um projeto permanente, de natureza institucional, para que discussões sobre empatia, amor, tolerância, respeito e ética se tornem tão importantes quanto aquelas que uniram há quase 35 anos atrás, quando o Sindicato foi fundado.

“Precisamos fazer um agradecimento especial àquelas e àqueles que se debruçaram sobre esse projeto, fazendo com que ele se tornasse tão grandioso”, afirmou Fabrício Duarte, presidente do SINDJUSTIÇA e idealizador da campanha REAJA!.

Ele cita, em seu agradecimento, a comissão organizadora (Servidores Cláudio Pedrosa, Caroline Machado, Kamilla Silva, Leonardo Silva, Marina Novais, Norval Berbari e Wagner Machado); o Departamento Jurídico do Sindicato, por todo o suporte concedido; a agência Ampli Comunicação, pela criação da identidade visual e produção de todo o conteúdo relativo à campanha; os colaboradores do Sindicato, que se dedicaram à realização dos eventos; o Tom Jorge, pelo apoio nas transmissões; e a toda a atual Diretoria.

“A campanha REAJA! foi e é um sucesso total, sob a minha avaliação pessoal. Tenho muito orgulho desta ação. Agradeço de coração a todos e todas que participaram diretamente, por seu empenho pessoal destinado à campanha. O SINDJUSTIÇA tem o dever, como representante dos Servidores do Judiciário, de propor discussões de temas que não são fáceis, muitas vezes, que exigem de nós muito aprendizado, mas que são necessários se quisermos ser melhores como seres humanos, seja no nosso ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar que estejamos”, frisou.

Confira, abaixo, depoimentos de alguns dos membros da comissão organizadora da campanha REAJA! sobre a realização do projeto.

Cláudio Pedrosa, Servidor e Filiado ao SINDJUSTIÇA.

Em novembro concluímos o ciclo temático 2023 da campanha REAJA!, surgida como uma tomada de consciência do Sindicato acerca de vários problemas que atravessam o nosso cotidiano e ultrapassam a temática trabalhista, mas incidem diretamente sobre as questões do trabalho, impactando nossa saúde mental, nossa produtividade, nossa qualidade de vida de maneira geral e nosso relacionamento com colegas e familiares.

Posso dizer que poder contribuir com a idealização, planejamento e realização da campanha foi uma das maiores oportunidades que recebi este ano. Sempre acreditei que toda transformação no mundo só pode ser legítima e duradoura se for realizada coletivamente. E a Campanha REAJA! foi, sem sombra de dúvidas, uma realização coletiva.

Ainda que tenha sido iniciada por decisão pessoal do Presidente Fabrício Duarte, a quem se deve dar o crédito pela vontade política e pela liderança do processo, a campanha REAJA! foi vivenciada como uma experiência genuinamente coletiva, como deve ser toda ação sindical.

Vencendo resistências internas e externas, a campanha mobilizou a categoria em torno de discussões sobre a existência de pessoas diferentes, sem vitimismo, sem demagogias e sem deixar de tocar em problemas cruciais, contemplando as perspectivas mais sérias sobre cada um dos assuntos.

Tenho certeza que foi um processo enriquecedor para todas as pessoas que se envolveram com a atividade, seja no comitê gestor, como palestrantes, como população diretamente afetada ou simplesmente como expectador, por considerar-se alheio à pauta, todo mundo foi beneficiado de alguma maneira.

Críticas sempre existirão. Cabe a nós acolher as mais úteis e fazer melhor da próxima vez, já que a campanha permanece como atividade prevista no calendário futuro do sindicato. Neste processo, o sindicato como instituição, mostrou-se mais maduro, mais atento aos problemas concretos das servidoras e servidores, ao mesmo tempo em que deu oportunidade aos indiferentes para que reflitam sobre seus pequenos privilégios, e se tornem mais sensíveis à diversidade humana.

Afinal, a campanha foi e continua sendo um chamado geral: pessoas excluídas e discriminadas, pessoas alienadas dos problemas do mundo, toda e qualquer pessoa, não fique nessa situação: “REAJA!”

Kamilla Silva, Servidora e Filiada ao SINDJUSTIÇA

“Participar do grupo gestor da campanha REAJA! foi uma oportunidade rica, com um aprendizado importante, porque demonstra que o sindicato está atento aos temas que estão sendo discutidos na agenda nacional e que tem se importado com isso. Acho que vai ao encontro também do que o próprio Tribunal de justiça tem feito, com a implementação do observatório de direitos humanos, dos comitês. Para avançar nessa semente que foi lançada, que foi plantada para os próximos anos, é importante o sindicato, a partir do que foi discutido nesse ano, do que foi trazido pelos profissionais e estudiosos que passaram nas diversas mesas de discussões, olhar para isso e traçar estratégias de ação nesse sentido, para as pessoas com deficiência, para pessoas gordas, para pessoas negras, para que a gente veja a política de direitos humanos realmente ser efetivada dentro da instituição. O sindicato pode fazer isso em em articulação com os movimentos sociais, com estudiosos dos diversos temas, e principalmente em articulação com as instâncias de gestão e administração do Tribunal de Justiça de Goiás.

Leonardo da Silva, Servidor e Filiado ao SINDJUSTIÇA.

“Fui convidado a participar de um projeto novo e desafiador, a convite do Fabrício, presidente do SINDJUSTIÇA, e, já de plano, vi que seria algo bem ímpar. Tivemos uma primeira reunião, uma chuva de ideias, e logo começamos a desmembrar temas e responsabilidades para a execução delas. Neste ano de concretização do projeto, trabalhamos com temas importantes (intolerância religiosa, racismo, saúde mental do servidor, gordofobia, intolerâncias de gênero, capacitismo, etc). Todos os projetos tiveram êxito da forma como foram abordados nas reuniões de planejamento e com uma plástica além do que imaginávamos. Só tenho a agradecer pela oportunidade em ter feito parte desta primeira etapa da REAJA! e torço muito para que não seja um projeto que se findou, mas que dê novos e bons frutos!”

Norval Barbosa, Servidor e Filiado ao SINDJUSTIÇA.

“Foi incrível ter podido participar e colaborar, minimamente, com as muitas ações da campanha REAJA!, pensada e executada pelo SINDJUSTIÇA, por sua equipe de colaboradores e filiados, e que ainda contou com dezenas de convidados, estudiosos, ativistas, professores e mestres dos saberes dentre os temas e assuntos pautados.

Esta campanha ocorre num momento importante, sobretudo para os trabalhadores da justiça de Goiás, que tiveram a oportunidade de discutir temas caros para a sociedade e fatos recentes.

Reconheço a importância do projeto, parabenizo o Sindicato pela abertura deste espaço de fala e debates, que resultou em ações e encaminhamentos que garantirão dias melhores pra muitas pessoas.

Que uma próxima edição seja ainda mais agregadora e mereça a colaboração e envolvimento de Servidores e membros do TJGO, para que o sucesso ultrapasse as instituições do judiciário.”


Fonte: Comunicação SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates