
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promoverá, nesta sexta-feira e sábado (29 e 30 de setembro), o II Encontro Nacional de Mulheres, com o tema “Resistir, Lutar e Sonhar: Mulheres se organizam para viver”. A atividade será realizada em Florianópolis (SC) e contará com a participação de representantes dos Sindicatos filiados em todo o Brasil.

O evento será uma oportunidade para a troca de experiências entre as mulheres que integram o judiciário brasileiro, além de proporcionar um debate sobre o papel da mulher na sociedade, na luta sindical e na política. Também serão realizadas oficinas e palestras para estimular o pensamento crítico das dirigentes das entidades filiadas à Fenajud.
“A luta sindical conta, historicamente, com a participação efetiva das mulheres. E com o passar do tempo, a presença da mulher nos sindicatos não só cresceu, como também se fortaleceu. Nossa participação no encontro da Fenajud com certeza abrirá novos horizontes para a implementação de projetos voltados para nossas Filiadas em Goiás”, afirma a Vice-Presidente Sayuri Tanaka.
“O SINDJUSTIÇA é um exemplo de entidade que valoriza a participação da mulher em suas decisões e ações. A atual Diretoria conta com paridade de gênero em sua composição e as Vice-Presidentes mulheres têm voz e participação ativa nas atividades sindicais. Portanto, nossa ida ao II Encontro Nacional de Mulheres, com certeza, nos trará bons aprendizados para a luta”, frisa Cristiana Abreu.
Abertura
A historiadora e professora Anita Leocádia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e de Olga Benário, abrirá o evento com palestra às 19h de sexta-feira. Anita fará participação on-line e sua palestra será transmitida pela conta do Youtube do SINJUSC. O encontro segue durante todo o sábado, dia 30.
Programação
29/09/23
16h30 – Credenciamento e coffee break
18h – Intervenção artística
19h – Mesa de abertura: “A luta nos movimenta para viver: memórias de resistência” – Anita Prestes
20h30 – Lançamento da 8ª Edição da Revista Valente
30/09/23
8h30- intervenção artística
8h45 – Mesa ampliada: “Resistimos e lutamos: somos trabalhadoras diversas”
12h – Almoço
13h30 – Roda de Conversa:
Painel: Lutamos e sonhamos: experiências e vivências de mulheres que se organizam
Eixo1: Mulheres em diferentes espaços de atuação
15h30 – Café
16h – Roda de Conversa
Painel: Lutamos e sonhamos: experiências e vivências de mulheres que se organizam
Eixo 2: Mulheres e atuação sindical no âmbito do Judiciário
18h30: Debate das propostas discutidas nos grupos
19h – Plenária final