A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

SINDJUSTIÇA combate etarismo no ambiente de trabalho

No mês de setembro, o SINDJUSTIÇA dá continuidade à Campanha REAJA!, desta vez com o foco nos impactos do etarismo. O sindicato busca conscientizar os servidores da Justiça goiana sobre essa forma de preconceito que afeta negativamente os profissionais mais experientes e até os mais jovens.

O etarismo, discriminação baseada na idade, muitas vezes se manifesta de maneira sutil no ambiente de trabalho, mas pode minar a valorização e a inclusão de determinados trabalhadores, em especial os mais velhos. Desde o processo de contratação até a promoção, distribuição de tarefas e interações diárias entre colegas, as práticas etaristas podem causar vários danos às suas vítimas. A tendência de priorizar determinado grupo pode levar à marginalização e à perda de talento valioso para qualquer instituição.

Para a Vice-Presidente para Assuntos de Previdência e Inativos da entidade, Marina de Fátima Leroy, a escolha do tema é muito importante. “O palco do Judiciário como delineador de direitos e deveres é mais do que ideal para a discussão e a conscientização da importância do respeito àqueles com idade mais avançada, contudo extremamente experientes e vividos. Temos o compromisso de buscar que o corpo do Poder Judiciário seja além de legalista, humanizado nas relações etárias do seu quadro funcional.”

Intergeracional

Segundo a professora Lisa Valéria Torres, coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás, no mercado de trabalho, o etarismo se manifesta como negação das habilidades para produção efetiva na economia, na participação ativa e pode impactar salários e relocação no mercado. Ela reforça que a integração intergeracional “contribui para o exercício de um trabalho que envolva mais humanidade e espírito solidário.”

A convivência entre as gerações no ambiente de trabalho permite uma valiosa troca de experiências. Essa interação enriquece a dinâmica da equipe, mas também beneficia o público atendido. Segundo a psicóloga e membro do Conselho Estadual do Idoso, Luciana Amorim de Santana Mota, as pessoas com 60+ nos dias atuais está em busca de desafios e tem evoluído intelectualmente. “Vemos vários políticos no auge aos 70. É claro que temos pessoas comuns assim.”

Ao longo de 2023, o SINDJUSTIÇA está comprometido em promover atividades e adotar medidas que combatam o preconceito e o assédio em todas as suas formas no Poder Judiciário. Após o tema do etarismo, os próximos meses trarão enfoque sobre assédio moral e sexual no trabalho (outubro) e racismo (novembro). A busca por um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e livre do preconceito é o principal objetivo da REAJA!.


Fonte: Assesssoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates