A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

LGBTQIAPN+fobia estará no centro do debate da campanha em junho

A Campanha REAJA!, idealizada pelo SINDJUSTIÇA, entra no mês de junho com nova temática: o combate à LGBTQIAPN+fobia. O mês foi escolhido por marcar a comemoração do Dia Internacional do Orgulho Gay. Mas, nos holofotes, a realidade não traz motivo para comemorações. No dia 24 de junho, o SINDJUSTIÇA realizará um debate com o tema “Sexualidade: amor, orgulho e liberdade”, com convidados e a participação dos Filiados da entidade para discutir esse cenário.

Violência
De acordo com levantamento realizado pelo Observatório de Mortes Violentes Contra LGBTI+, o Brasil registrou ao menos 273 mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+  em 2022. Desses casos, 228 foram assassinatos, 30 suicídios e 15 por outras causas, como morte decorrente de lesões por agressão. A média é de uma morte a cada 32 horas.

As mortes são a ponta de uma violência diária sofrida por essa comunidade. A LGBTQIAPN+fobia é o termo utilizado para caracterizar todos os tipos de violência ou discriminação contra pessoas tendo como principal motivação a identidade de gênero e/ou orientação sexual da pessoa.  Diariamente, há registro de ameaças, ofensas e xingamentos, proibição de entrada ou permanência em espaços públicos ou privados, proibição de demonstrações de carinho em público e a prática de violência física ou sexual contra a pessoa em razão da orientação sexual.

Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a homofobia é um crime imprescritível e inafiançável. Por meio desse entendimento, passou-se aplicar a Lei do Racismo (Lei n 7.716/1989) aos casos de homofobia e transfobia. O tema será explorado em evento e nos canais de comunicação do SINDJUSTIÇA para conscientizar todos os servidores do Judiciário goiano.

Evento
O evento do dia 24/06 será às 9h30, no Clube Recreativo, com transmissão também pelo canal do SINDJUSTIÇA no YouTube. Com mediação do professor Leonardo Silva, que integra o comitê de organização da campanha, a programação trará convidados para falar sobre suas realidades com diferentes orientações sexuais e identidade de gênero.

Durante todo o ano de 2023, o SINDJUSTIÇA está promovendo atividades e adotando medidas voltadas ao combate ao preconceito e ao assédio, em todas as suas formas, no âmbito do Poder Judiciário.  Os próximos temas serão assédio moral e sexual no trabalho (agosto); capacitismo (setembro); etarismo (outubro); e racismo (novembro).

Save the date
Debate sobre LGBTQIAPN+Fobia
Tema: Sexualidade: amor, orgulho e liberdade
Data: 24/06
Horário: 09h30
Local: Clube Recreativo (com transmissão pelo YouTube)


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates