A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Nota de repúdio aos ataques racistas sofridos por Vini Jr

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) repudia os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior, jogador do clube Real Madrid, vem sofrendo nos jogos da liga espanhola. O conbate ao racismo é um dos temas da campanha REAJA! que o SINDJUSTIÇA desenvolve ao longo de todo esse ano.

O caso mais recente ocorreu neste domingo, 21, onde o futebolista foi chamado de “macaco” por parte da torcida presente no estádio Mestalla. O atacante foi atrapalhado por uma segunda bola, supostamente jogada pela torcida, ao reclamar, parte dos jogadores mais próximos também o xingaram de “macaco”. O que desencadeou uma série de ações racistas e violentas.

A Fenajud se solidariza com o jogador e tem atuado para conscientizar filiados e instituições próximas sobre os males causados pelo racismo e a necessidade de atuar na luta antirracista. Nós pedimos que seja feita justiça, e mesmo que o governo brasileiro tenha se posicionado e cobrado as autoridades espanholas, nós pedimos que esse fato não caia no esquecimento. Pedimos que as autoridades governamentais e esportivas da Espanha tomem as providências necessárias, de modo a repreender e pôr fim a esses atos.

Coincidentemente, a Fenajud realizou, entre os dias 18 e 19 de maio o I I Encontro de Negras e Negros da entidade, justamente por entender que a luta contra o racismo deve ser construída por todos. Entendendo ser este evento um importante passo no combate ao racismo e um compromisso com a igualdade racial, dois dias antes do lamentável ataque sofrido pelo jogador, o que nos deixa ainda mais sensibilizados e indignados em relação ao fato.

O jogador afirmou que “vai até o fim contra os racistas” e nós estaremos ao lado de Vinícius Júnior, nessa luta por uma sociedade com mais oportunidades para negras e negros, e com justiça e respeito.

Nossa solidariedade ao grande atleta Vini Jr e a todas as vítimas dessa monstruosidade chamada racismo.
Não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas.


Fonte: Fenajud (com edição da Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação)
Wildcard SSL Certificates