A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

SINDJUSTIÇA cobra valorização vencimental, data-base, paridade do Auxílio-Saúde aos aposentados e melhoria do Sistema Projudi

Vice-Presidente do SINDJUSTIÇA, Bruno Faustino, representou o Sindicato, hoje (19/05), no Encontro Regional da 7ª Região Judiciária, evento realizado de maneira híbrida (presencial e virtual) pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug). Bruno Faustino dirigiu-se à Administração do TJ para reivindicar a valorização vencimental dos Servidores do Poder Judiciário goiano, paridade do Auxílio-Saúde para aposentados e melhoria do Sistema Projudi, dentre outros pleitos.

“Não basta receber o selo diamante e não valorizar a mão de obra do Servidor que proporcionou o alcance dessa premiação”, afirmou o Vice-Presidente, referindo-se ao Prêmio CNJ de Qualidade 2022 concedido ao TJGO em janeiro desse ano pelo Conselho Nacional de Justiça. “Para que o Selo Diamante chegue ao Tribunal de Justiça é necessária a impressão digital de nós, Servidores de todas as Comarcas do estado. O TJGO só é Selo Diamante porque seus Servidores são Diamante. Portanto, o Tribunal deve reconhecer e converter esse prêmio em melhoria salarial diretamente no contracheque dos colegas”, frisou Bruno Faustino.

O Vice-Presidente deixou claro à Administração do Tribunal de Justiça que a remuneração dos Servidores do Judiciário de Goiás é hoje um dos pontos mais sensíveis a serem enfrentados. “Nossos colegas estão extremamente endividados, com dificuldades financeiras graves. A majoração da nossa Gratificação Judiciária precisa entrar na agenda da Administração do Tribunal de Justiça e materializar-se urgentemente. O momento é agora”, cobrou. “Precisamos avançar na elaboração de anteprojeto sobre o tema para que este esteja pronto o quanto antes para envio à Assembleia Legislativa, tendo em vista que Goiás deve deixar, até o fim do ano, o Regime de Recuperação Fiscal.”

Data-base

Bruno Faustino citou também a importância de o Tribunal de Justiça se mobilizar em torno do necessário pagamento aos Servidores das datas-base atrasadas (2019, 2020, 2021). “É nosso direito e precisa ser cumprido. Precisamos diminuir o vermelho e aumentar o verde em nossos contracheques. Estamos entre os Servidores mais produtivos do País e sempre contribuiremos com a Administração no cumprimento de todas as metas e para manter o Selo Diamante em Goiás. Mas precisamos que a nossa remuneração também seja Diamante”, declarou.

Aposentados

O representante do SINDJUSTIÇA no Encontro Regional cumprimentou o Tribunal de Justiça pela mudança na forma do pagamento do Auxílio-Saúde aos Servidores, porém solicitou a equiparação de valores pagos aos colegas aposentados. “Precisamos equiparar os valores pagos a título de Auxílio-Saúde aos Servidores ativos na mesma proporção aos colegas aposentados. Esses Colegas estão no estágio da vida em que mais necessitam de um auxílio dessa envergadura e, por isso, esse é um pleito justo, necessário e urgente”, disse.

Sistema Projudi

Na reunião, o Vice-Presidente do SINDJUSTIÇA abordou também a necessidade de se buscar melhorias no sistema Projudi, prevenindo, assim, o aumento de adoecimentos de Servidores por esforço repetitivo. “Há relatos de que foram diagnosticados vários colegas com Lesões por Esforço Repetitivo (LER). O Projudi é um avanço sem procedentes, mas haverá também uma avalanche de pedidos de afastamento do trabalho para tratamento de saude se não houver melhorias significativas”, alertou.

Segundo Bruno Faustino, um grupo de Servidores elaborou uma proposta de mudanças para reduzir o impacto do uso do sistema na saúde dos trabalhadores, o que será encaminhado em breve ao Tribunal. “O TJ deve voltar os olhos para a quantidade de cliques que são necessários para a conclusão de um ato de cartório. Um simples arquivamento exige em média 23 cliques, o que é desproporcional e atinge de morte a qualidade de vida dos colegas.”


Fonte: Assesssoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates