A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Coordenadoria da Mulher lança campanha A Penha Vai Valer, em Jataí

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, lançou, na comarca de Jataí, a campanha A Penha Vai Valer, implementada em Goiânia desde abril de 2022, em parceria com bares e restaurantes, para prevenir casos de violência doméstica e familiar nesses ambientes. 

O objetivo é criar espaços mais seguros para o público feminino trabalhar ou usufruir de momentos de lazer, por meio de ações de divulgação de conteúdo, treinamento de equipe e implementação de protocolos de segurança. O lançamento da capacitação foi realizado no Bar e Restaurante Uber Premium e reuniu donos de bares, restaurantes e similares da cidade.

Promovida pelas servidoras Daniele Rodrigues Nascimento e Mara Cristina Ferreira, integrantes da Coordenadoria da Mulher, o curso atendeu 35 colaboradores e 13 estabelecimentos. A Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ) foi a responsável pela organização do evento, que contou com a colaboração da ONG Colmeia Empoderamento Feminino, cujos afiliados serão multiplicadores da capacitação na cidade. O material informativo utilizado para campanha e distribuído para os estabelecimentos traz ferramentas para ajudar a identificar e lidar com situações de violência doméstica nesses locais, bem como esclarecer as responsabilidades previstas na legislação municipal e estadual sobre a temática.

“A conscientização é o primeiro passo para a prevenção. Os bares e restaurantes são locais onde muitas vezes as mulheres se sentem seguras e onde, muitas vezes, as violências se iniciam. Então, saber como agir, o que fazer e a quem recorrer é muito importante”, afirmou a juíza Sabrina Rampazzo, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da comarca de Jataí. Segundo ela, a campanha faz com que as mulheres se sintam mais seguras nesses estabelecimentos e, muitas vezes, a optar por estar neles e não em outros que não têm essa expertise”, explicou.

Responsabilidade

A Presidente da Associação Comercial e Industrial de Jataí, Wanessa Leles Cruvinel Lima, ressaltou que “os donos de bares, restaurantes têm um papel importante em nossa sociedade, pois além de oferecer um ótimo serviço e um ambiente agradável para seus clientes, têm também a responsabilidade de garantir a segurança e o bem-estar de seus funcionários e clientes.”

Durante a ação, foram entregues o Selo Empresa Amiga da Mulher pela Associação Comercial e Industrial de Jataí aos empresários e empresárias que participaram do evento.


Fonte: TJGO
Wildcard SSL Certificates