A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Assédio moral no Judiciário é tema de artigo publicado por Servidor do TJ

O tema assédio moral dentro do Poder Judiciário se tornou artigo do livro Gestão Organizacional: reflexões sobre os indivíduos, as organizações e as inovações, publicado pela Universidade Federal de Goiás e com a participação do Oficial de Justiça e filiado do SINDJUSTIÇA Roberto Antônio Ribeiro, da Comarca de Caldas Novas. Resultado de um trabalho de Mestrado na Universidade Federal de Catalão, ele assina o artigo Assédio moral no Poder Judiciário brasileiro sob a ótica da revisão integrativa, junto aos mestrandos Edson Arlindo Silva, Fábio Henrique Batista da Silva e Nícolas Rosalem.

O artigo traz a definição de assédio moral e seu risco crescente para a saúde dos trabalhadores, além de um novo posicionamento das instituições diante do crescimento de casos, incluindo a diferença entre os setores público e privado. Sobre o Judiciário, os autores destacaram que “os funcionários do Poder Judiciário se apresentam em constantes episódios de assédio decorrentes das características da administração pública e hierarquia existente”.

Na conclusão, o artigo sugere que sejam ampliadas pesquisas sobre a temática “para subsidiar políticas de correções e tomadas de decisão mais eficazes quando se tratar de combate ao assédio moral no Judiciário brasileiro”. O livro tem organização dos docentes Vagner Rosalem, Geraldo Sadoyama Leal, Paulo Alexandre de Castro, Graciele Cristina Silva e foi editado pela Cegraf UFG.

Ao longo desse ano, o SINDJUSTIÇA realiza a campanha REAJA!, com o intuito de abordar as várias formas de preconceito e discriminação no âmbito do Poder Judiciário goiano. A prática do assédio moral e sexual integra o rol de temas que estarão em debate nesse período.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates