A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Governo anuncia iniciativa para retirar a PEC 32 e outras medidas

Uma das reivindicações mais importantes dos servidores no período recente, inclusive os do Judiciário, teve um avanço significativo nesta semana. O novo governo anunciou que fará junto ao Congresso as movimentações necessárias para retirar de tramitação a PEC 32/2020, conhecida como PEC da Reforma Administrativa.

A proposta, encaminhada pelo então Ministério da Economia do governo Bolsonaro (PL) em plena pandemia do Coronavírus, trazia prejuízos sistemáticos à careira no serviço público e. Se aprovada, poderia levar ao fim da estabilidade no emprego e a substituição de trabalhadores concursados por trabalhadores precários e sem as mesmas garantias dos atuais servidores. 

A PEC chegou a passar por duas comissões na Câmara dos Deputados: a de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) e a Comissão Especial designada para analisar a matéria. Todavia, antes que o parecer favorável fosse a Plenário, a pressão organizada do movimento sindical e da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público conseguiu demover centenas de deputados do apoio à PEC 32, sepultando o tema na última legislatura. 

Agora, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em ofício publicado na quinta-feira (16), elenca o arquivamento da PEC como uma das prioridades, em uma lista de compromissos firmados com o movimento sindical na Mesa Nacional de Negociação Permanente. 

ACESSE AQUI O OFÍCIO SEI Nº 4410/2023/MGI

“A própria existência da Mesa Nacional é, em si mesma, uma relevante conquista da luta organizada. Ela demonstra que não basta defender as justas reivindicações de nossas categorias se isso não estiver articulado com uma luta mais geral por democracia, representatividade e contra o projeto neoliberal, de desmonte do Estado brasileiro”, avalia Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG e coordenador de assuntos parlamentares da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). 

Além das negociações para arquivar a PEC 32, a publicação da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho também elenca outros compromissos, como o reajuste salarial de 7,8%, a partir de 1º de março de 2023, para servidores federais; reajuste de 43,6% para esses servidores no auxílio-alimentação; apresentação de proposta de funcionamento da Mesa, com calendário de discussão dos demais itens da pauta. 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjusmig
Wildcard SSL Certificates