A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA, Fenajud, especialistas e parlamentares discutem formação política e de novas lideranças

O SINDJUSTIÇA promoveu, neste sábado, em formato virtual, o Encontro de Formação de Lideranças Sindicais. O evento foi realizado pela plataforma Zoom e transmitido em tempo real pelo canal do Sindicato no Youtube. O presidente Fabrício Duarte abriu a programação, ressaltando a importância do debate, considerando as profundas mudanças experimentadas pelo movimento sindical, agravadas pelas consequências da pandemia de Covid-19. 

O vídeo completo do encontro pode ser visto e revisto no Youtube. Acesse aqui.

O encontro foi coordenado pelos Vice-Presidentes Marcus Vinicius de Sousa Silva e Otto Maia e contou com as participações do Deputado Federal Elias Vaz, Deputado Estadual Karlos Cabral, do Coordenador-Geral e Coordenador Regional Sul da Fenajud, Alexandre Santos e Emanuel Dall’Bello, respectivamente, e da publicitária Nívea Barbosa.

Em sua fala inicial, Fabrício Duarte destacou que o movimento sindical é também um movimento social, porque luta pelos direitos de classe, mas também pela sociedade. “Diante das mudanças experimentadas nos últimos anos, precisamos nos reinventar, criando uma consciência coletiva e social”, afirmou. O presidente do SINDJUSTIÇA chamou a atenção para a importância de os Servidores públicos valorizarem a representatividade política como uma forma de luta e garantia de direitos. “Servidor Público vota em Servidor e em quem defende o serviço público”, frisou. “Por isso o Sindicato, em que pese todas as dificuldades trazidas pela pandemia, tem se esforçado para a realização de eventos como esse, de formação política e de lideranças.”

O Vice-Presidente Otto Maia ressaltou o compromisso do SINDJUSTIÇA com o trabalho de conscientização de seus Filiados em relação ao mundo sindical e aos movimentos organizados. “Nosso objetivo com esse encontro é conversar sobre a formação de lideranças e como exercê-las da melhor forma possível. Necessitamos de representação, participação efetiva e construtiva em nosso meio. Para tanto, é preciso uma compreensão mais aprofundada do que tudo isso significa”, disse, ao agradecer a participação de todos os convidados.

A publicitária Nívea Barbosa abordou um pouco da sua experiência ao longo da sua carreira em comunicação, período em que atendeu grandes empresas e liderou várias equipes. A palestrante chamou a atenção dos presentes sobre a importância de se lidar com os desafios vivenciados, exercendo a autoconsciência, o amor próprio e a coragem. “Nós lideramos com a vulnerabilidade. É preciso abraçar as dificuldades, aprender com os erros e com os fracassos”, destacou.

Fenajud
Coordenador Regional Sul da Fenajud, Emanuel Ball’Bello, falou sobre o impacto dos avanços tecnológicos no mundo do trabalho (um caminho sem volta, como ele observou) e como isso afeta as relações. “Vivemos uma transição tecnológica contínua, cada vez mais abrupta, e muitas vezes não nos damos conta disso. Debatemos no Judiciário a Agenda 2030 e também a questão da Justiça 4.0, que é um processo muito mais abrangente, que afeta não só a nossa atividade sindical, mas a vida das pessoas como um todo”, alertou. “Trabalhar em casa, de forma isolada, parece muito atrativo, mas as pessoas não percebem como o Poder Judiciário vai se utilizar disso, se desresponsabilizando, enquanto transferem a responsabilidade para o trabalhador. O processo de adoecimento psíquico está muito relacionado a isso”, disse.

O coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Santos, fez um resgate histórico da luta sindical, apresentou um detalhado cenário político em torno dos temas que afetam o Servidor público e falou sobre como a Federação tem trabalhado junto ao Congresso Nacional. Segundo Alexandre, o tema escolhido pelo SINDJUSTIÇA para o debate “é de uma importância sem tamanho, porque precisamos formar lideranças sindicais. Fico feliz pelos debates qualificados que nos trouxeram questões tão importantes. O primeiro grande desafio que nós temos é formar pessoal, formar lideranças para quebrar preconceitos.”

Parlamento
O Vice-Presidente Marcos Vinicius, apresentou dados reunidos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP. “Temos hoje o Congresso mais conservador dos últimos 30 anos e esse perfil reverbera diretamente nos direitos da classe trabalhadora. Temos pouquíssima representação política dos Servidores Públicos na Câmara e menos ainda, quem de fato defenda o Serviço Público. A realidade mostra que a bancada sindical foi reduzida à metade nos últimos anos”, destacou.

Em sua participação, o Deputado Federal Elias Vaz disse que o debate proposto pelo SINDJUSTIÇA é muito apropriado. “A sociedade enxerga a política atrelada a algo negativo quando se fala em representatividade das categorias profissionais no Parlamento. Porém, não há nada mais legítimo do que essas categorias estejam representadas e que os parlamentares dialoguem com os trabalhadores, ouvindo suas demandas e atuando em sua defesa.” Elias Vaz mostrou, por exemplo, como algumas categorias, bem organizadas do ponto de vista da representatividade política, têm muito mais facilidade em dialogar sobre temas de seu interesse do que as menos organizadas politicamente.

O Deputado Estadual Karlos Cabral abordou os participantes do encontro sobre como tem sido o diálogo com a sociedade sobre a importância do serviço público. “A luta não é brincadeira! Insistentemente tenho falado sobre esse debate com a sociedade, sobre como precisamos conversar com as pessoas e de que forma. Nós precisamos sair do discurso e buscar outras formas de comunicação mais eficientes com a população”, frisou. Karlos Cabral também destacou a importância de eleger cada vez mais servidores públicos que tenham compromisso com a defesa do serviço público para os parlamentos, estadual e federal.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates