A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Usuários do Ipasgo precisam regularizar CPF

Os beneficiários do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) precisam conferir se estão com o CPF válido no Instituto. Um levantamento mostrou que cerca de 49 mil, dos cerca de 600 mil usuários dos serviços da autarquia, entre dependentes e titulares, estão com o número do documento inválido, o que pode gerar divergência de dados e problemas junto à Receita Federal na declaração do Imposto de Renda 2022. 

É que, este ano, o Ipasgo passa a atender uma Instrução Normativa da Receita Federal que exige o envio das despesas de todos seus beneficiários por meio da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). As informações repassadas pelo Instituto servirão de base para conferência dos gastos que os usuários tiveram com Saúde no anterior. Estes dados são informados pelos contribuintes na declaração do Imposto de Renda para tentar reduzir o valor a ser pago.

Para evitar problemas, os titulares e dependentes do Ipasgo que vão acertar as contas com o Leão  este ano devem acessar o Sistema do Instituto para verificar se o CPF cadastrado está correto ou não. O gerente de Regionais e Postos do Ipasgo, Deiner Menezes, informa que quando o Instituto enviou a primeira remessa de informações, a Receita Federal já fez a devolução com a lista de CPFs inválidos.Segundo ele, o problema pode ter ocorrido por causa de erros de digitação no sistema ou mesmo pelo uso apenas do número do CPF do titular do plano em alguns casos, ou seja, sem citar o documento dos dependentes. “Mas precisamos deixar claro que a responsabilidade de manter as informações atualizadas é do próprio usuário”, dstaca Menezes. 

Ele ressalta a importância da regularização para quem irá declara o Imposto de Renda. “À partir do momento que informamos estas despesas, a Receita faz o cruzamento dos dados e o contribuinte que estiver com o CPF errado tem uma grande chance de cair na malha fina”, alerta.  

Regularização
O Ipasgo criou uma área exclusiva de consulta e atualização do documento em seu Portal do Usuário para ajudar na regularização do CPF, caso este esteja incorreto. Para ter acesso à plataforma, o interessado terá de informar a matrícula e senha de acesso. O gerente do Ipasgo explica que o titular poderá verificar imediatamente os CPFs que estão irregulares e já fazer as alterações necessárias.

Por isso, segundo ele, a recomendação é que o titular já tenha em mãos a relação de todos os CPFs de seus dependentes para conferência. Mas se a consulta for feita por um dos dependentes, este só poderá consultar e corrigir seu próprio CPF, caso haja alguma irregularidade. “Já tivemos mais de 100 CPFs atualizados nos últimos dias”, informa Menezes.  

Os beneficiários também podem fazer a conferência pelo telefone 0800 62 1919 e nos postos de atendimento presencial, nas 17 regionais do Ipasgo, nos 36 postos próprios administrativos, além das 71 unidades do Vapt-Vupt. O diretor de Gestão Integrada do Ipasgo, Rafael Lisita Júnior, lembra que, após esta regularização, o Instituto terá a condição de fazer uma retificação da Dmed e garantir que o beneficiário não tenha inconsistência de dados no preenchimento da declaração. 

O presidente do Ipasgo, Leonardo Lobo, destaca que a agilidade do usuário nessa consulta será fundamental para que as atualizações necessárias no sistema da Receita ocorram o mais breve possível. “Divergência de dados é o que ninguém deseja durante o processo de declaração do IR porque leva o contribuinte para malha fina. Nesse momento, montamos uma força-tarefa para auxiliar os nossos beneficiários de forma rápida e simples”, pontua o presidente. 

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2002 vai de 7 de março e 29 de abril. Até a abertura do período de entrega da declaração, o recomendado é organizar os documentos necessários para dar celeridade no processo.


Fonte: Fonte: O Popular
Wildcard SSL Certificates