A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Sem categoria

SINDJUSTIÇA presente no XII CONSEJU

Será encerrada amanhã, dia 10/12, em Fortaleza (CE), a 12ª edição do Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário (CONSEJU), evento realizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), com o tema “Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulneráveis”.

O Congresso conta com a presença de Centenas de delegadas e delegados eleitos por dezenove sindicatos filiados à Fenajud. O SINDJUSTIÇA marca presença com um delegado e um convidado: o Delegado Sindical de Aparecida de Goiânia, Cláudio Pedrosa, e o vice-presidente para Apoio Direto aos Filiados, Bruno Faustino, respectivamente.

O Congresso é realizado em duas etapas. Nesta segunda parte do processo, o objetivo é debater a linha política que a entidade deverá seguir nos próximos dois anos e meio. A primeira etapa, exclusiva para eleição da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal, aconteceu de modo virtual, devido à pandemia do Coronavírus, no dia 08 de junho de 2021. A escolha do tema: “Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulneráveis” e o debate sobre a realidade brasileira acontecem em meio à tramitação, no âmbito legislativo nacional, de propostas que, uma vez aprovadas, prejudicarão o serviço público e afetará toda sociedade.

“A tônica do evento, neste ano, é levar para a categoria de Servidores do Judiciário o entendimento de que tudo está conectado: nossos rendimentos, nossos direitos e nossas condições de trabalho estão submetidos à mesma lógica excludente e opressora que esmaga os direitos dos povos tradicionais, das comunidades da periferia, mulheres, população negra, pessoas LGBTQIA+ e com deficiência”, comenta Cláudio Pedrosa.

De acordo com o Delegado Sindical, a meta é estruturar as diretrizes e proposições para gestão, organização e participação da luta política da Federação, “mas ao mesmo tempo o evento promove o debate sobre os prejuízos para os servidores diante do fortalecimento da ideologia capitalista, em contraste com o declínio da democracia e da consciência crítica de trabalhadores e trabalhadoras”, diz.

O CONSEJU é um momento único, que acontece a cada três anos, e desta vez traz ao centro dos debates assuntos essenciais para a organização sindical e social. De acordo com o Estatuto da Fenajud, “o Congresso é a instância máxima de deliberação da Federação, soberana em suas decisões, de acordo com as normas do Estatuto, sendo órgão de ampla orientação político-sindical do movimento de lutas da categoria dos Servidores do Poder Judiciário e fórum de discussão das questões gerais de classe”.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates