A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Emoção marca plantio de árvores em memória dos Servidores vítimas da Covid-19

Da esquerda para a direita, deputado Karlos Cabral, Presidente do TRE-GO, desembargador Leandro Crispim, presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte

Vida, saudade, amor, legado, fraternidade, esperança. Um pouco de tudo isso foi plantado hoje no solo do Bosque dos Buritis, no coração de Goiânia, no ato simbólico promovido pelo SINDJUSTIÇA em homenagem aos Servidores do Judiciário que morreram em Goiás em decorrência da Covid-19 e suas complicações. Ao todo, 24 pessoas foram homenageadas na data de hoje, dentre elas 22 Servidores e 2 Magistrados. O plantio de 40 mudas de árvores de espécies nativas do Cerrado foi acompanhado por familiares dos falecidos, colegas, corpo diretivo do Sindicato e por autoridades do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Goiânia.

Confira galeria de fotos da homenagem.

“Nós escolhemos o Dia da Justiça para prestar essa justa homenagem a todos os nossos colegas, que perderam a batalha para o Coronavírus. E o fazemos plantando e cultivando a esperança nos corações de familiares e amigos. Hoje é um dia muito especial, porque escolhemos o caminho da esperança! Ao plantar vidas nesse bosque, desejamos que cada um de vocês, que perderam seus entes, leve para casa um sentimento de celebração à vida e ao tempo que puderam compartilhar com quem já partiu”, disse Fabrício Duarte, presidente do SINDJUSTIÇA, ao abrir a homenagem de hoje. Os Vice-Presidentes Cristiana Abreu, Luzo Gonçalves e Sayuri Rodrigues também participaram do evento no Bosque dos Buritis.

O presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Carlos França, parabenizou o Sindicato pela iniciativa. “O plantio dessas árvores em homenagem aos nossos Servidores simboliza também uma homenagem às mais de 600 mil vidas perdidas pela Covid no Brasil. Trata-se de um gesto simples, porém de uma importância enorme. Esse ato representa o renascimento, a vida! Que essas árvores plantadas hoje nos ajudem a nunca esquecermos do que estamos passando e que possamos ter comprometimento e sensibilidade para seguirmos a Ciência sempre”, afirmou o desembargador.

Presente ao evento, o Deputado Estadual Karlos Cabral, que é Servidor do Judiciário licenciado, lembrou que as mortes por Covid deixam um vácuo enorme nas famílias pelo desligamento abrupto, sem que ocorra uma despedida digna. “Hoje estamos podendo fazer essa cerimônia de despedida dos nossos colegas. E estamos fazendo isso deixando um legado de vida neste parque, em memória daqueles que não resistiram ao Coronavírus”, destacou o parlamentar.

DOR DUPLA
O Oficial de Justiça José Bento Tavares e sua esposa, a escrevente Conceição Aparecida de Sousa Lima, de Inhumas, foram os primeiros a configurarem na relação de mortes por Covid-19 no Poder Judiciário de Goiás. Bento tinha 68 anos e Conceição, 58. A filha de José Bento e enteada de Conceição, a psicóloga Wanyere Tavares Melo, foi quem representou a família na homenagem. Muito emocionada, ela fez o plantio da primeira árvore no ato de hoje. José Bento morreu no Dia dos Pais, em agosto do ano passado, deixando 3 filhos, 8 netos e 1 bisneta. “Para nós, essa homenagem tem uma importância enorme. Sinto-me muito grata por eles serem lembrados pelos colegas e pelo Sindicato. Tenho certeza de que, aonde eles estiverem, estão muito felizes.”

Maurício e Gisele Sanches, filhos da Servidora Silvana Maria Sanches, também falecida vítima da Covid-19, fizeram questão de participar da homenagem à mãe. “É, sem dúvida, uma forma de eternizarmos nesse lugar tão bonito e de tanta paz, a memória da minha mãe. Para nós, esse ato tem um simbolismo muito grande e nos deixa muito emocionados”, declarou Maurício. Silvana tinha 58 anos e faleceu em setembro do ano passado após passar 22 dias internada, 11 deles na UTI. Dedicou 33 anos ao Judiciário.

GRATIDÃO
“Nossos corações transbordam de gratidão!”, afirmou Carla Aparecida Gaião dos Reis, viúva de Oseas Machado dos Reis, um dos Servidores vítimas da Covid-19, homenageado hoje. Parte da família de Oseas compareceu ao ato simbólico para o plantio de uma árvore em memória do Servidor, que faleceu aos 52 anos, 27 deles dedicados ao Poder Judiciário. Oseas trabalhava na Corregedoria de Justiça de Goiás como assessor correicional e faleceu no dia 15 de março deste ano. “Ele fez muitas amizades no Judiciário e ele com certeza está vendo todos nós reunidos aqui para lembrá-lo”, disse Carla Aparecida.

Estiveram presentes no evento de hoje, também, o Presidente do TRE-GO, Desembargador Leandro Crispim; o Diretor-Geral do Tribunal, Rodrigo Leandro da Silva; o Juíz Auxiliar da Presidência do TJ, Reinaldo de Oliveira Dutra; a Diretora de Recursos Humanos do Tribunal, Wanessa Oliveira Alves; Diretor Financeiro, Irismar Dantas; Deputado estadual Karlos Cabral; Chefe de Gabinete da Amma, Nadim Neme; Coordenador do COP 5, Cleber Gonçalves; o responsável Administrativo do Bosque dos Buritis, Sérgio Guimarães; e o Gerente dos Parques de Goiânia, Edilson Machado.

Como não há dados oficiais sobre as vítimas da Covid-19 ligadas ao Poder Judiciário no Estado, o Sindicato nomeou os homenageados a partir da comunicação dos óbitos feita pelos familiares. O plantio das 40 mudas é uma homenagem a eles e a todas as demais vítimas da pandemia, direta ou indiretamente relacionadas ao Tribunal de Justiça de Goiás.

Altair Sartin
Arivaldo da Silva Chaves
Arlene Mariana Mendes de Barros
Carlos Roberto Martins da Costa
Claudiene Miranda Arantes Finotti
Conceição Aparecida de Sousa Lima
Divino Ribeiro
Donizeth Alessandro Costa Ferreira
Geraldo Estevam de Souza
Heitor Fernandes de Borba
Iolanda Narciso Soares
Jairo Henrique Paterra
João Elias
José Bento Tavares
Leidis Pereira Issa
Livia Machado Dourado
Luiz Marcos da Silva
Marina Silva Miele Peixoto
Oseas Machado dos Reis
Revalino Caetano de Lacerda
Roberto Oliveira Cruz
Silvana Maria Sanches Barros Silva
Silvia Aparecida Braz Dutra
Vera Lúcia Magalhães da Costa


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates