A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Em live, SINDJUSTIÇA destaca a importância do equilíbrio nas relações envolvendo o teletrabalho

O Teletrabalho e seus impactos em nossas vidas foi tema da primeira live da programação da Semana do Servidor, promovida pela Diretoria de Recursos Humanos do TJGO, em parceria com a Escola Judicial (Ejug) e apoio do SINDJUSTIÇA. O presidente do Sindicato, Fabrício Duarte, participou como um dos debatedores do painel, que contou também com as explanações do juiz Heber Carlos de Oliveira, diretor do Foro da Capital; Kênia Volpato e Leo de Souza Machado, psicóloga e médico psiquiatra do Centro de Saúde do TJGO, respectivamente.

A psicóloga Kênia Volpato apresentou, inicialmente, vários dados sobre saúde mental e teletrabalho, evidenciando o aumento dos casos de ansiedade, depressão, síndrome de burnout; absenteísmo, entre outros impactos. Por outro lado, demonstrou os inúmeros aspectos positivos advindos com a prática do teletrabalho, dentre eles maior produtividade e motivação; proximidade da família; alimentação mais saudável; e melhor prestação de serviços com menor custo para o gestor.

Equilíbrio
Em sua participação, Fabrício Duarte destacou a importância do equilíbrio em tudo o que diz respeito ao teletrabalho. “Precisamos encontrar o equilíbrio em tudo o que fazemos. Uma jornada excessiva de trabalho, por exemplo, prejudica a produtividade”, disse. O presidente do SINDJUSTIÇA também frisou a responsabilidade de cada um para se chegar a esse equilíbrio. “Não adianta uma política pública voltada ao teletrabalho se cada um não fizer sua parte. É preciso respeito mútuo, da gestão para com o indivíduo e deste para com a administração”, acentuou.

O juiz Heber Carlos lembrou que “trabalho remoto não quer dizer trabalho ininterrupto”, disse durante a sua explanação. “As vantagens do teletrabalho são inúmeras, mas é preciso ter em mente a valorização do ser humano como o principal ganho”, afirmou.

O médico Leo Machado explicou que as doenças mentais são hoje as maiores responsáveis pelo afastamento do trabalho. Sintomas de ansiedade cresceram 63% e de depressão, 59%, informou. “Daí a importância de uma visão geral da saúde. O teletrabalho é um desafio, mas é também uma realidade que veio para ficar”, disse.

A importância de se manter uma rotina no teletrabalho, com local adequado para as atividades laborais; boa administração do tempo; programação de intervalos entre as atividades; manutenção da atividade física e de uma boa alimentação; higiene do sono e respeito aos próprios limites foram algumas das dicas dos participantes para maior aproveitamento do teletrabalho sem impactos negativos para a saúde do trabalhador.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates