A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Iniciadas as atividades do Clube do Livro do SINDJUSTIÇA

Iniciadas ontem (22) as atividades do Sindleitura – o Clube do Livro do SINDJUSTIÇA, com aula inaugural ministrada pelo professor Matheus Tévez, da Universidade Federal da Bahia, sobre a vida e a obra do escritor Machado de Assis. Os cerca de 30 presentes à aula virtual ajudaram a selecionar os primeiros textos para leitura e debate do Clube do Livro: os contos machadianos Teoria do Medalhão e O Alienista.

Os textos, que se encontram em domínio público, podem ser baixados aqui.

O Vice-Presidente para Assuntos Esportivos e Socioculturais do SINDJUSTIÇA, Otto Maia, fez a abertura do evento informando aos membros do Clube do Livro como a iniciativa surgiu. “Nosso colega Giordano Moreno fez a proposta ao Sindicato, que prontamente abraçou a ideia. Queremos proporcionar um espaço lúdico e culturalmente enriquecedor para todos que participarem”, destacou Otto, lembrando que os Servidores podem e devem convidar colegas, amigos e familiares para participarem também do Sindleitura.

Giordano Moreno, que é oficial de Justiça da Comarca de Goiânia, é um apaixonado pela Literatura. Depois de conseguir o interesse dos colegas pela leitura compartilhando suas obras na sala dos oficiais de Justiça do Tribunal, Giordano teve a ideia de propor a criação do Clube de Leitura ao Sindicato. “Tenho certeza que quem participar vai se apaixonar também e compartilhar a ideia”, disse ontem.

Para auxiliar os membros do Sindleitura na escolha dos primeiros textos para leitura e posterior debate, o convidado do primeiro encontro, professor Matheus Tévez, falou sobre quem foi Machado de Assis e sobre suas diferentes fases de produção literária ao longo da vida. Autodidata, pobre e negro, Machado de Assis conquistou feitos incríveis para a época. O papel da esposa Carolina Augusta Novais em suas obras, as consequências das crises de epilepsia, a temática do existencialismo e como Memórias Póstumas de Brás Cubas, sua obra-prima, se tornou o embrião do Realismo Literário foram algumas das abordagens feitas pelo professor Matheus Tévez.

“Machado sofria muitas críticas por não trazer temas atinentes à escravidão para sua obra, mas sempre foi admirado pela estilística primorosa. Não há como ler Machado e não refletir. Seus textos nos tocam, nos fazem mudar”, afirmou professor Tévez. “Talvez seja injusto dizer que não há um livro autobiográfico de Machado de Assis. Toda a sua obra tem muito de autobiográfico”, destacou.

O próximo encontro dos membros do Sindleitura, pela plataforma Zoom, será no dia 29 de julho, às 19h30. Na ocasião, adiantou Otto Maia, o SINDJUSTIÇA fará o sorteio entre os presentes da mais recente obra do professor Matheus Tévez, Almas Fartas (Giostri Editora, 132 páginas).

Se você se inscreveu para o Clube do Livro do SINDJUSTIÇA e ainda não faz parte do canal do Sindleitura no Telegram, acesse aqui.

E se ainda não se inscreveu, basta preencher o formulário disponível aqui.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates