A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA lança Clube do Livro com aula inaugural nesta terça, 22 de junho

O Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás lança nesta terça, 22 de junho, uma terça-feira, às 19h30, seu mais novo projeto: O Sindleitura – Clube do Livro do SINDJUSTIÇA. O lançamento ocorrerá com aula inaugural ministrada pelo professor Matheus Tévez, advogado, escritor, professor, graduando em Letras e colaborador da Revista Bula, sobre a obra e a vida de Machado de Assis.

O Sindleitura será aberto a Filiados, não Filiados e ao público em geral que se interessa por Literatura. Para participar do projeto, basta fazer uma pré-inscrição acessando o formulário abaixo, para que o SINDJUSTIÇA colete informações básicas para a divulgação do projeto.

Quer participar? Inscreva-se aqui.

“Nosso objetivo é reunir, além dos Servidores do Judiciário, pessoas que gostam de ler. Vivemos tempos difíceis, de isolamento social e descrença nas instituições. Temos, portanto, um terreno fértil para um mergulho em importantes obras literárias, clássicas e contemporâneas, que nos auxiliem a ‘ler’ o mundo à nossa volta”, destaca o Vice-Presidente de Cultura do SINDJUSTIÇA, Otto Maia.

Segundo Otto Maia, o primeiro autor a ser trabalhado no clube do livro será Machado de Assis e alguns dos seus mais importantes contos. Um calendário de encontros será divulgado pelo SINDJUSTIÇA para que haja tempo para a leitura do texto e posterior debate, sempre de modo virtual. Para esse primeiro encontro, o texto a ser discutido será divulgado posteriormente.

Iniciativa

Antes de o projeto ser abraçado pelo Sindicato, o Sindleitura foi idealizado por um Servidor da Justiça de Goiás: Giordano Moreno, Oficial de Justiça da Comarca de Goiânia. “A ideia surgiu após eu compartilhar minha biblioteca pessoal na sala dos Oficiais de Justiça de Goiânia. A experiência foi excelente, pois os colegas realmente passaram a ler meus livros. A partir daí, quis tornar a ideia mais institucionalizada, através do Sindicato”, afirma Giordano.

O Oficial de Justiça lembra de ter se apaixonado pelos livros quando prestou vestibular para para Direito da UFG onde se formou. “Entrando na faculdade, consegui dar sequência nas obras indicadas pelos professores, de matérias como Filosofia e Sociologia. O amor continuou, e fui buscando os clássicos, principalmente brasileiros”, conta Giordano, que também já publicou uma obra: “Manual didático do Oficial de Justiça”.

Currículo
Professor Tévez, que ministra a aula inaugural no dia 22, é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, advogado licenciado, estudante de Letras e coautor do romance Almas Fartas. “Desde que soube da iniciativa, achei uma ideia incrível. A proposição, em si, de levar o debate literário para o âmbito dos Servidores, é uma forma de incutir no burocrático campo do Direito a magia de um ramo feérico. Acredito que os benefícios para os Servidores serão de logo sentidos e, para mim, é extremamente satisfatório ter algum contato com essa novel jornada”, declara.

De acordo com professor Tévez, sua relação com Machado de Assis é de um amor platônico. “Sou fissurado pela escrita e também pela fina ironia que o Bruxo atribui a algumas de suas obras. Eu só consigo ler com prazer Machado e João Ubaldo. São os autores de minha vida”, frisa.

SERVIÇO
Sindleitura – Clube do Livro do SINDJUSTIÇA
Aula inaugural: 22/06
Autor: Machado de Assis
Horário: 19h30
Plataforma Zoom (link será encaminhado por e-mail e canal do Telegram)


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates