A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA participa de articulação na Alego para derrubada de veto ao PL 258, que propõe validade do Estatuto do Servidor para 2021

A diretoria do SINDJUSTIÇA participou, na tarde desta terça, 20, junto a representantes de outros sindicatos de servidores públicos, de visita institucional na Alego em busca de apoio dos deputados para a derrubada do veto do governador Ronaldo Caiado ao Projeto de Lei nº 258, aprovado pela Assembleia, que propõe a ampliação do prazo de vacância legal do Estatuto do Servidor até 2021. O SINDJUSTIÇA foi representado pelo Presidente da entidade, Fabrício Duarte, e pelo Vice-Presidente, Luzo Gonçalves.

No referido projeto de lei, de autoria do deputado Humberto Teófilo, o parlamentar considera que a pandemia do novo coronavírus impossibilitou o cumprimento do artigo 297 do Estatuto. O mesmo estabelece que, durante o prazo inicial previsto para a lei entrar em vigor — 180 dias após a data de sua publicação — os Poderes e órgãos abrangidos pela nova Lei deverão realizarão cursos, oficinas e eventos congêneres, a fim de explicar, em linguagem fácil e acessível, o conteúdo do Estatuto.

“A proposição tem o objetivo de adequar a redação do artigo 297, ampliando o prazo de vacância legal, em razão da situação de emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) que impõe à sociedade o isolamento social, para que possa se materializar a previsão trazida pelo parágrafo único do artigo 297”, destaca Humberto Teófilo. Além disso, o adiamento de sua validade garantiria aos servidores o cumprimento de prazo para obtenção de mais uma licença-prêmio, direito que fora excluído do novo estatuto.

“O referido projeto de lei é extremamente pertinente e oportuno, visto que vivemos uma situação extraordinária em razão da pandemia. O isolamento social exigido tem restringido uma série de atividades, entre elas ações para divulgar e explicar satisfatoriamente aos servidores o conteúdo do Estatuto”, ressalta o Presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte.

“Nós estamos dando continuidade a outras várias ações do Sindicato visando preservar direitos já garantidos, como as várias providências judiciais e extrajudiciais já adotadas em prol da aprovação do nosso próprio Estatuto”, complementa o Vice-Presidente Luzo Gonçalves.

Também participaram da articulação para a derrubada do veto ao projeto nº 258 os presidentes do Sindipúblico, Nylo Sérgio, e o diretor- presidente do Sindsemp, Gilclésio Campos.

Paralelamente a essa atividade, o SINDJUSTIÇA vem, desde a aprovação do novo estatuto, atuando para preservar os direitos dos Filiados. Relembre lendo as reportagens abaixo.

Servidores do TJGO ficam de fora de alterações no Estatuto do Servidor; PEC está suspensa por liminar

SINDJUSTIÇA solicita urgência na conclusão dos trâmites internos e aprovação do Estatuto Próprio do Servidor do TJGO

A pedido do SINDJUSTIÇA, Fenajud pede habilitação como amicus curiae em ADI que trata do Estatuto do Servidor

Para resguardar direitos do servidor, mandado de segurança preventivo requer suspensão do prazo de aplicação do Estatuto do Servidor

Manifestação da AGU favorável aos servidores em relação à ADI relativa ao Estatuto do Servidor


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates