A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA comemora êxito de campanha de doação de sangue

O SINDJUSTIÇA, com apoio do Centro de Saúde do TJGO, realizou nesta sexta, 18, campanha de doação de sangue para o Hemocentro de Goiás. Durante todo o dia, a unidade móvel do Hemocentro realizou a coleta no estacionamento do TJGO. Ao todo, 40 pessoas se inscreveram para a doação e foram coletadas 27 bolsas de sangue, capacidade para atender até 108 pessoas.

“Mais um vez, os Servidores atenderam ao nosso chamado, demonstrando seu espírito solidário para com o próximo e colaborando com esta iniciativa para contribuir com o estoque do Hemocentro, cuja média de doações caiu drasticamente em razão da pandemia”, destacou o presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte. “Todo o processo de coleta obedeceu rigorosamente às normas de segurança sanitária”, acrescentou o presidente do sindicato. “O meu agradecimento também as colaboradores do sindicato, equipe de comunicação e a todos os demais envolvidos na campanha.”

O Servidor Rodrigo Domingos de Godoi, escrivão da Comarca de São Luís de Montes Belos, viajou a Goiânia especialmente para participar da campanha e ainda trouxe consigo mais três doadores. “Iniciativas como esta do sindicato são muito importantes. É uma oportunidade ímpar poder ajudar as outras pessoas e salvar vidas por meio deste gesto”, ressalta o Servidor, que já doou sangue outras vezes.

“Por causa da pandemia, sei que muita gente está com medo, mas me senti muito seguro ao participar desta campanha. Durante todo o processo de coleta, observei o cuidado da equipe na questão da higienização das instalações e equipamentos e dos procedimentos para evitar aglomeração”, acrescentou Rodrigo Domingos, que é delegado sindical.

Como doar
O Hemocentro de Goiás prossegue com a rotina de coleta. Os interessados em doar devem agendar o serviço on-line pelo site( agenda.hemocentro.org.br) ou pelo telefone 0800 642 0457. Para garantir a segurança dos doadores, a Hemorrede Pública de Goiás adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No processo de coleta, há procedimentos rigorosos de limpeza e desinfecção dos ambientes, uso de insumos descartáveis, além de treinamentos específicos de todos os servidores das unidades.

CONDIÇÕES PARA DOAÇÃO DE SANGUE (*)
O que é preciso para doar sangue?
. Estar em boas condições de saúde;
. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
. Pesar no mínimo 50 kg;
. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
. Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
. Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
Impedimentos temporários
. Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
. Período gestacional;
. Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
. Amamentação (até 12 meses após o parto);
. Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
. Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
. Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
. Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Critérios definitivos de impedimento
. Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
. Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
. Uso de drogas ilícitas injetáveis;
. Malária.

(*) Hemocentro


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates