A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidor conta em livro experiência de projeto acadêmico que resultou em criação de parque ambiental

Na Semana do Meio Ambiente, o SINDJUSTIÇA destaca o lançamento do livro Parque Municipal Ecológico de Iporá: do sonho à realidade, de autoria do servidor do Tribunal de Justiça de Goiás e filiado Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza. Na publicação, que será lançada nesta sexta, 5 de junho, o autor conta como o que era apenas um projeto acadêmico resultou numa bela ação de preservação e reflorestamento de uma área de nascente do cerrado.

A obra é resultado de um projeto acadêmico e de um detalhado trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, embasado na meta 3 do Plano de Gestão do biênio 2019/2021 do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que discorre sobre o desenvolvimento de iniciativas estratégicas resultantes da conscientização socioambiental sustentável.

“A exigência para a especialização era que o projeto de pesquisa fosse algo que pudesse ser aplicado na prática. Logo pensei na área vizinha ao Fórum de Iporá, bastante degradada”, recorda-se o servidor, escrevente judiciário da Escrivania de Família e Sucessões da comarca de Iporá.

Durante a pesquisa, ele descobriu que, o que parecia ser um terreno particular era na verdade área pública do município. “Apesar de ser uma área menor, com cerca de 14 mil metros quadrados, concentram-se ali 8 nascentes, na época degradadas. Conversei com o prefeito sobre o projeto, intitulado Recuperação e Conservação da Nascente Grota Seca, e a partir daí começou o trâmite para a criação do Parque, em 2012”, recorda-se o autor, de 50 anos.

Em seguida, a área foi cercada, o que impediu seu uso como pasto, teve início um projeto de reflorestamento e a erosão foi controlada. Regularmente, o escrevente promove ações com a comunidade de educação ambiental, com o plantio de espécies nativas do cerrado, a limpeza e a coleta de lixo no local. Com o trabalho contínuo, conta Oívlis, houve até a recuperação de uma nascente perene, a Grota Seca do título do livro.

Mesmo assim, o servidor, graduado em Direito pela PUC Goiás, ainda não se define como um ambientalista. “Posso dizer que sou um amigo do parque. Estou há dez anos engajado em sua preservação e em chamar a comunidade para ações educativas. Ainda falta, por parte do poder público, a instalação de uma infraestrutura no parque para receber os visitantes”, declara Oívlis.

Para ele, lançar um livro que resgata toda essa trajetória é motivo de muita satisfação. “Sou muito grato ao Tribunal de Justiça de Goiás, que por meio da parceria na época com uma universidade particular possibilitou que eu pudesse aprofundar meus estudos acadêmicos e contribuir, ao mesmo tempo, na transformação de uma realidade sócioambiental da minha região”, destaca o escrevente, que é natural de Iporá.

“Como servidor e como sindicalizado, penso que este projeto vai ao encontro de uma das principais ideias do SINDJUSTIÇA, que é demonstrar para a sociedade que, além da prestação jurisdicional, nós, servidores públicos, também estamos preocupados com os assuntos da comunidade. Neste caso em particular, engajados com a possibilidade de transformar a casa comum em que todos vivemos, o Planeta Terra. Espero, humildemente, que a iniciativa possa servir de referência para os colegas”, ressalta Oívlis.

Em razão da pandemia, não haverá evento presencial de lançamento do livro, que está sendo divulgado pelas redes sociais e imprensa.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates