A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

Produtividade administrativa no teletrabalho: mais de 31 mil documentos e produção aos finais de semana

Growth success in 2020 concept. Businessman plan and increase of positive indicators in his business.

Growth success in 2020 concept. Businessman plan and increase of positive indicators in his business.

Com os autos administrativos tramitando totalmente em meio digital, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tem alcançado celeridade no andamento dos processos e dos projetos da gestão neste período emergencial e de adoção ao home office. Nas duas primeiras semanas de teletrabalho, de 16 a 30 de março, foram 31.575 documentos produzidos no sistema Processo Administrativo Digital (Proad), sendo 1.324 somente nos dois finais de semana – dias 21, 22, 28 e 29 de março.

O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, diz que o índice de avaliação da produtividade é extremamente satisfatório, mesmo considerando a necessidade inicial de adaptação de todos os servidores a essa nova modalidade de trabalho. Ele também ressalta o suporte dado pela Diretoria de Informática para a configuração das máquinas em tempo recorde. Para substituir as reuniões presenciais, frequentes nas agendas dos gestores e suas equipes, o diretor-geral relata que a administração do TJGO tem realizado reuniões utilizando sistemas de videoconferência (veja aqui), além de outras ferramentas de comunicação, como o WhatsApp, para definições de diretrizes e para o acompanhamento das estatísticas de trabalho.

Comprometimento de todos

Ao analisar a produção de documentos no Proad desse período (16 a 30 de março), Rodrigo Leandro da Silva faz um elogio aos servidores. “Com a mudança para o teletrabalho observamos que cada servidor tem se empenhado em buscar o máximo de produtividade. Verificamos em nossos registros atos administrativos produzidos inclusive no período noturno e aos finais de semana, o que demonstra o comprometimento de todos com essa nova modalidade de trabalho. Os relatórios iniciais mostram uma evolução no número de minutas e atos produzidos. Portanto, pelo menos nesse período inicial, é inegável que os números demonstram um aumento da produtividade”, conclui.

Assinatura digital
Dentre os inúmeros atos administrativos praticados desde o início do teletrabalho, o diretor-geral destaca a normatização da assinatura digital de instrumentos contratuais e atas de registro de preços. Com a edição de uma nova portaria, o TJGO passará a realizar todo o procedimento de formalização de seus contratos mediante assinatura digital, inclusive em relação ao contratado. “Antes dessa inovação, era necessário um prazo médio de 15 a 30 dias para o trâmite dos instrumentos contratuais entre o tribunal e os contratados, especialmente quando se tratava de empresas com sede em outros municípios ou estados, o que atrasava consideravelmente o início de serviços e a entrega de materiais. Agora, poderemos realizar esse procedimento em minutos, utilizando a assinatura eletrônica e o envio em meio digitais”, explica o diretor-geral do TJGO.


Wildcard SSL Certificates