A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

Coronavírus: SINDJUSTIÇA informa suspensão das manifestações do dia 18

coronavirus

Considerando o estágio atual da pandemia do coronavírus, as determinações do Ministério da Saúde, Governo de Goiás e Secretaria de Estado da Saúde para evitar o contágio pelo covid-19, além de orientação da Fenajud, o SINDJUSTIÇA informa que está suspensa a manifestação prevista para ser realizada nesta quarta-feira, 18, contra a Reforma Administrativa.

A recomendação neste momento é a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

A Fenajud destaca que as mobilizações virtuais devem ser intensificadas sobre os parlamentares de cada estado que atuam no Congresso Nacional, contra as PECs do Plano Mais Brasil, Reforma Administrativa e todas as demais que retiram direitos do funcionalismo e restringem o acesso aos serviços públicos pelos cidadãos.

A segunda medida adotada pela entidade é em relação ao Coletivo Jurídico que aconteceria nos dias 3 e 4 de abril deste ano, em Brasília (DF). A atividade está suspensa temporariamente. Em momento oportuno uma nova data será agendada.

Cuidados básicos
De acordo com órgãos nacionais e internacionais de saúde, os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, computadores, teclados, mouses, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Sobre a pandemia de coronavírus:
. a OMS decretou, em 11 de março de 2020, situação de pandemia no que se refere à infecção pelo novo coronavírus;
. acionado novo nível (nível 1) do Plano de Contingência para o Novo Coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde, conforme recomendação do Ministério da Saúde;
. Decreto 9.633, de 13 de março de 2020, do Governador do Estado de Goiás, dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV) e suspende, por um período de 15 dias, todos os eventos de qualquer natureza, públicos e privados;
. a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Estado de Goiás;
. há pedido da OMS para que os países redobrem o comprometimento contra a pandemia.


Wildcard SSL Certificates