A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

SINDJUSTIÇA comemora 30 anos de fundação

sindjustica 30 anos

Ao celebrar 30 anos de fundação, neste dia 25 de abril, o SINDJUSTIÇA renova o seu compromisso de defesa institucional dos servidores da Justiça em Goiás. Instituído em 25 de abril de 1989, o sindicato tem trabalhado desde então, incansavelmente, pelos direitos dos servidores do Judiciário. Hoje somos cerca de 7 mil em todo o Estado e é pelo reconhecimento dessa força trabalhadora que a entidade se empenha, contribuindo para o seu devido reconhecimento e pela qualidade do serviço prestado à população.

Ao longo de todo esse ano comemorativo, o SINDJUSTIÇA realizará uma série de atividades alusivas à data, inclusive com a realização de sorteios de brindes entre os filiados. Um dos eventos já confirmados será o lançamento de um selo personalizado, em parceria com os Correios, que traz a marca dos 30 anos da entidade. Como forma de celebrar esse marco, a Assembleia Legislativa de Goiás, por meio de requerimento do deputado Karlos Cabral, promove sessão especial no dia 29, segunda-feira, às 20 horas, quando ocorrerá o lançamento oficial do selo comemorativo.

Antes, sábado (27) e domingo  (28), os filiados também têm compromisso com o SINDJUSTIÇA. Será um fim de semana inteiro dedicado à data, com a presença de parceiros da entidade. Feirão de carros novos e usados, com condições especiais para filiados; sorteio de 3 TVs; distribuição de brindes e realização de serviços de beleza gratuitos estão entre as atividades que estarão disponíveis nos dois dias. No sábado também será servido um brunch em comemoração à data; e no domingo, um café da manhã.

Legado
Ao longo desses 30 anos, foram muitas as conquistas e, também, os desafios. Passada a primeira fase da entidade nos anos iniciais, dedicada a descobrir a identidade e as prioridades do servidor do Judiciário numa perspectiva sindicalista, outras demandas ganharam destaque, como a inauguração da sede própria (1997) e a compra do clube recreativo (1999). Em seguida, em 2000, veio a mudança de nomenclatura de Sinsesjugo para SINDJUSTIÇA.

A criação do departamento jurídico integral e permanente na sede do sindicato (2008), a isonomia salarial entre servidores da capital e do interior, em 2012, a aprovação do auxílio-alimentação, em 2013, e a instituição do auxílio-creche, em 2016, assim como o pagamento em 2017 das diferenças salariais pela conversão de cruzeiros para URV, figuram entre as vitórias históricas para a categoria conquistadas por meio do sindicato.

rosangela alencar“Nas últimas gestões, o SINDJUSTIÇA tem promovido várias ações, notadamente por meio de articulações institucionais ou por meio do seu departamento jurídico e, em algumas situações, das duas maneiras simultaneamente. Todas elas traduzem nossas lutas pelo reconhecimento profissional”, explica Rosângela Alencar.

Como exemplos mais recentes destas ações, Rosângela destaca a instituição da Gratificação Judiciária de 25%, a possibilidade da venda da licença-prêmio em sua totalidade e a licença para capacitação por meio de cursos ministrados no país e também no exterior — principais ganhos do PCS de 2017. O pagamento da data-base retroativa a 2016 foi outro êxito da entidade que também exigiu bastante empenho e é resultado de um longo trabalho, discussões e ações junto à categoria, ao poder judiciário e legislativo.

Visão ampla

Em sua caminhada evolutiva, o SINDJUSTIÇA aprendeu que, tão importante quanto os números no contracheque, são o bem-estar e a saúde do servidor, como preconiza o Conselho Nacional de Justiça, criado em 2004. Este Conselho avalia os servidores goianos entre os mais produtivos entre os tribunais de mesmo porte no País.

“Tanto os esforços pela revisão do Plano de Cargos e Salários quanto a reforma da pousada que atende aos filiados do interior em Goiânia são exemplos relevantes de nossa busca pela valorização profissional por meio de ações integradas”, declara a presidente do SINDJUSTIÇA.

“Nossos esforços para que o servidor do judiciário goiano — que é, repito, avaliado pelo CNJ como um dos mais produtivos entre os tribunais de mesmo porte no País — passe a ser remunerado e valorizado na mesma proporção de sua produtividade são diários”, frisa a presidente.

Neste sentido, continua Rosângela Alencar, questões pontuais, como o plantão judicial, são igualmente importantes para o sindicato. “Os serviços de plantão são inerentes ao trabalho de muitos servidores do Judiciário, mas nos mantemos vigilantes para impedir acúmulo de trabalho e para garantir a devida recompensa ao servidor pela privação do seu período de descanso, o que não ocorre hoje ”, observa. Ela acrescenta que o sindicato tem tomado todas as medidas cabíveis diante das denúncias recebidas neste sentido.

O assédio moral é outro tema que tem preocupado bastante os dirigentes da entidade. Além de acolher e estimular as denúncias, a diretoria passou a agir preventivamente, promovendo campanhas sobre a questão em todas as comarcas do Estado por meio de sua redes sociais e cartazes nos ambientes de trabalho.

“Outra bandeira do SINDJUSTIÇA é a luta pelo melhor aparelhamento e distribuição de força de trabalho no 1º grau de jurisdição, a qual chamamos de porta de entrada do Judiciário. E não deixa de constar das nossas prioridades garantir isonomia no tratamento de demandas de servidores e de magistrados no âmbito do Tribunal de Justiça”, conclui a presidente do SINDJUSTIÇA, ao mencionar outros desafios da entidade.

Bem-estar

Para efetivar uma política de atenção integral que, direta ou indiretamente, possa contribuir com o bem-estar e saúde dos servidores, o SINDJUSTIÇA estabelece uma série de ações. Um dos maiores exemplos é a pousada em Goiânia, criada para receber os filiados que vêm do interior e suas famílias, e que recebem ampla assistência do sindicato.  Outro destaque é o estabelecimento de parcerias e convênios com empresas e instituições em diversas áreas, como saúde, comércio, educação, serviços e financeiro, com descontos e vantagens reais para o filiado. Na área de lazer, integram esta política de atenção os chalés de Caldas Novas e o Clube Recreativo do sindicato em Goiânia, que tem recebido várias melhorias.

Nossos diretores

“O SINDJUSTIÇA passou por várias mudanças ao longo destes 30 anos, evoluindo para uma prática de movimento sindicalista voltada efetivamente para os interesses do servidor, aprendendo a dialogar junto à categoria, ao Poder Judiciário, Poder Executivo e Legislativo. Os resultados são conquistas históricas para todos nós.“ Mara Cristina Ferreira (1ª vice-presidente)

“A transparência e a independência de suas ações na defesa do direito do servidor são, sem dúvida, as principais forças do SINDJUSTIÇA. Ética, competência, assertividade e profissionalismo são essenciais para o êxito do movimento sindical, mas o envolvimento dos representados em cada batalha é e sempre será o grande trunfo do nosso sindicato.” Fabrício Duarte de Sousa (Secretaria, Comunicação, Divulgação e Imprensa)

“O SINDJUSTIÇA completa 30 anos como entidade representativa de uma categoria de imenso valor para o cumprimento da Justiça em nosso Estado. As conquistas que tivemos ao longo destes anos exigiram esforços de muitos servidores e essas lutas devem ser reconhecidas e servir de lição. Porém, para vencer os muitos desafios — de hoje e amanhã — o sindicato deve continuar apostando em seu próprio poder de adaptação frente às mudanças de cenário.” Luzo Gonçalves dos Santos (Assuntos Jurídicos)

“Com sua política de ação integral, o SINDJUSTIÇA contribui na valorização profissional do servidor não apenas por meio das lutas para o aumento nos vencimentos, mas também por meio de iniciativas que contemplem seu bem-estar e saúde.” Eduardo Faria de Araújo (Assuntos Esportivos e Socioculturais)

“A consciência de que o servidor é a peça-chave na qualidade do serviço judiciário prestado à sociedade é um dos pilares que sustentam o SINDJUSTIÇA. Esse entendimento é o que nos move para buscar sempre o melhor trabalho em nome da categoria, incansavelmente.” Kerner Carlos F. Gondim (Assuntos Administrativos e Convênios)


Wildcard SSL Certificates