
Foto de arquivo de sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Alego. Crédito: Denise Xavier
Atualizada às 19h25.
Foi derrubado hoje, na CCJ da Alego, o veto governamental à data-base 2016. Agora, a matéria segue para votação definitiva no plenário da Casa, em turno único. Isso pode ocorrer já nesta quarta-feira (17), em sessão às 14 horas. Para a lei ser promulgada, é preciso o voto favorável da maioria absoluta dos deputados.
A sessão extraordinária do Plenário convocada para esta terça-feira encerrou-se há pouco sem que o veto da data-base fosse colocado em votação.
Acompanhe o andamento do veto.
Na avaliação da diretoria do SINDJUSTIÇA, foi determinante para esse resultado a atuação do deputado Humberto Aidar (PT), que se manifestou na CCJ a favor dos servidores.
Ao presenciar esse tipo de atitude em defesa da categoria, nós temos a convicção de que os deputados entenderam a legalidade do nosso pleito, em que buscamos unicamente o cumprimento de um direito constitucional. Fabrício Duarte, vice-presidente do SINDJUSTIÇA para Assuntos de Secretaria, Comunicação, Divulgação e Imprensa.
Quem votou a favor dos servidores
Os deputados Simeyson Silveira (PSC), Carlos Antonio (PSDB), Francisco Jr (PSD), Henrique Arantes (PTB), Virmondes Cruvinel (PPS) e José Nelto (PMDB), além de Humberto Aidar, votaram pela derrubada do veto, contrariando o posicionamento do líder do governo, deputado Francisco Oliveira (PSDB). Relator do processo na CCJ, Lissauer Vieira (PSB) manteve hoje seu voto pela sanção da lei da data-base 2016.
A votação definitiva
Nessa última apreciação no plenário, os deputados votarão secretamente pela rejeição do veto governamental. O projeto da data-base 2016 prevê reposição inflacionária de 10% aos servidores efetivos do TJGO, em relação às perdas salariais sofridas no ano anterior.
Plantão do SINDJUSTIÇA
Além de Fabrício Duarte, os também vice-presidentes Kerner Gondim, da pasta de Assuntos Administrativos, e Eduardo Faria, de Assuntos Esportivos e Socioculturais, também defenderam os interesses do SINDJUSTIÇA no plantão de hoje na Alego.
Assíduo com o sindicato na Assembleia, o servidor aposentado Paulo César participou novamente das articulações na Casa.