A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

SINDJUSTIÇA avalia medidas jurídicas para contestar novo reajuste na alíquota de contribuição previdenciária

calculandoDemandados pela diretoria do SINDJUSTIÇA, os advogados do sindicato analisam as medidas jurídicas que podem ser tomadas pela entidade buscando salvaguardar os servidores do reajuste de 13,25% para 14,25% na alíquota de contribuição previdenciária estadual.

É considerada a possibilidade de se protocolizar ação judicial conjunta com o Fórum de Defesa dos Servidores Públicos, vez que o reajuste atinge todo o funcionalismo do Estado de Goiás. Reunido nesta semana com aquele grupo de trabalho, o SINDJUSTIÇA capitaneou as discussões sobre a resposta dos sindicatos ao reajuste.

A nova alíquota da contribuição passou a ser praticada na folha de abril. O reajuste se deu pela sanção da Lei Complementar 126/2016, que tramitou na Alego com o nº 2016003582.

Na composição de uma eventual peça jurídica, o SINDJUSTIÇA considera fundamental a elaboração de cálculo atuarial para atestar se houve de fato a necessidade do reajuste, uma exigência legal em atos dessa natureza.

Em processo análogo, no qual os servidores goianos contestam o então reajuste de 2012, de 11% para 13,25%, o STF declarou recentemente que a matéria é de repercussão geral. Para tanto, o tribunal superior determinou a suspensão de todos os processos correlatos que tramitam atualmente no País.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA
Wildcard SSL Certificates