A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Aproximação com o interior está entre as prioridades da nova diretoria do SINDJUSTIÇA

Fórum da comarca de Cidade Ocidental (Foto: Google Street View)

Fórum da comarca de Cidade Ocidental (Foto: Google Street View)

SINDJUSTIÇA volta cotidianamente suas ações também para os servidores lotados no interior do estado. Esse esforço tomou forma de conquistas, a exemplo da aprovação do Plano de Cargos e Salários com isonomia nos vencimentos, independente do local de trabalho, e ampliação da pousada em Goiânia para suprir a demanda crescente. No entanto, a gestão que segue até 2020 tem muito o que reivindicar para os servidores que atuam nas comarcas de Norte a Sul do Estado.

As falhas de segurança das comarcas do interior são motivo de preocupação. Algumas comarcas já foram alvo de assaltos e incêndios, sendo parte deles considerados intencionais. Os problemas envolvem questões estruturais, falta de reforço policial para oficiais de Justiça e ausência de vigilância especializada nos Fóruns durante a noite, nos fins de semana e em feriados.

O SINDJUSTIÇA expõe as dificuldades e busca soluções há anos. Além do incontestável risco à vida de servidores e jurisdicionados, os crimes afetam a qualidade e eficiência da prestação jurisdicional. No final do ano passado, após inúmeros alertas da entidade, o TJGO divulgou que foram instalados detectores fixos de metais nas unidades do Poder Judiciário, que houve a contratação de vigilância armada 24 horas, modernização do sistema de videomonitoramento e controle de acesso de pessoas estão entre elas.

Portanto, a fim de garantir condições adequadas e a segurança do servidor que atua no interior e no Entorno do DF, o SINDJUSTIÇA se compromete a promover diligências nas comarcas. Além disso, acompanhará os investimentos em segurança pelo Tribunal. Segundo nota publicada em agosto de 2016 na coluna Giro, do jornal O Popular, serão de R$ 4,5 milhões por ano, aproximadamente.

No caso das distorções impostas por magistrados diretores de foro, o sindicato pedirá à Corregedoria-Geral da Justiça a padronização do horário de expediente no interior e também de procedimentos relacionados às atividades funcionais e administrativas afetas aos servidores. Vale ressaltar que, desde agosto de 2010, a jornada de trabalho dos servidores dos órgãos jurisdicionais e administrativos do Poder Judiciário do Estado de Goiás passou a ser das 12 horas às 19 horas, enquanto nos protocolos judiciais e administrativos funcionam entre 8 horas e 18 horas.

Com o objetivo de aproximar o filiado de comarcas fora de Goiânia, a entidade desenvolve ações específicas. A primeira delas, marcada pelo sucesso, foi o Giro pelo Interior. Na atual gestão, a sequência desse propósito ocorrerá por meio da descentralização administrativa e de encontros nas regiões onde o público-alvo do SINDJUSTIÇA trabalha, o que favorece o acompanhamento presencial por parte de representantes do sindicato em todo o estado. A aproximação permite reverter conflitos por meio do diálogo, discutir e deliberar sobre a promoção da melhoria das condições de trabalho da categoria.

Confira os compromissos da atual gestão para o interior:

– Padronização do horário de expediente em todas as comarcas

– Busca por segurança do servidor que atua no interior com diligências em todo o Estado, em espcial no entorno do DF

 -Descentralização da administração do SINDJUSTIÇA

– Realização de encontros nas regiões do Estado

– Fortalecimento do projeto Giro pelo Interior


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA
Wildcard SSL Certificates