A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

Em discurso de posse, desembargador Gilberto Marques destaca esforço homérico de servidores e fala em respeito à autonomia do Judiciário

Na foto à direita, como representantes dos servidores na posse, Maria de Fátima da Silva, vice-presidente para Assuntos das Comarcas do Interior; Arthur Calixto, assessor jurídico do sindicato; Rosângela Ramos de Alencar, atual vice para Assuntos Administrativos e presidente eleita da entidade sindical; e Fábio Queiroz, presidente do SINDJUSTIÇA

Na foto à direita, como representantes dos servidores na posse, Maria de Fátima da Silva, vice-presidente para Assuntos das Comarcas do Interior; Arthur Calixto, assessor jurídico do sindicato; Rosângela Ramos de Alencar, atual vice para Assuntos Administrativos e presidente eleita da entidade sindical; e Fábio Queiroz, presidente do SINDJUSTIÇA

“O Poder Judiciário estará em plena harmonia com os outros Poderes, mas sempre atento à sua autonomia e independência.” Foi esse o tom do discurso de posse do novo presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, no que diz respeito à atenção que dispensará às questões administrativas do Tribunal. Gilberto Marques, de 65 anos, assumiu nesta terça-feira (1º) a gestão do Tribunal de Justiça no biênio 2017/2019. A diretoria do SINDJUSTIÇA representou os servidores no ato.

O novo presidente destacou o “esforço homérico” dos servidores, que “no seu cotidiano têm reivindicado a prática de ações com uma modernidade que a estrutura é incompatível. Presto minha homenagem a esses parceiros que de forma sacerdotal têm mantido este Poder com a dignidade que deve ter”, complementou.

O presidente do sindicato, Fábio Queiroz, destacou que o SINDJUSTIÇA está à disposição do novo gestor para auxiliar o TJ nas medidas de valorização dos trabalhadores, a começar pelas tratativas em torno da necessária derrubada do veto à data-base. Em entrevista coletiva pouco antes da posse e em encontro com diretores do SINDJUSTIÇA e o governador Marconi Perillo, desembargador Gilberto Marques fez compromisso em manter empenho nessa direção.

"Nós temos muita confiança na palavra do novo presidente, desembargador Gilberto Marques Filho, de que atuará em defesa dos direitos dos servidores. Nós esperamos, com grande expectativa, para os próximos dias, um resultado positivo do diálogo entre o desembargador e o governador Marconi Perillo." Fábio Queiroz, presidente do SINDJUSTIÇA.

Vice do SINDJUSTIÇA para Assuntos Administrativos, Rosângela Alencar, que é presidente eleita do sindicato, externou suas expectativas para essa nova administração do TJ e, especialmente, ao diálogo institucional em torno da data-base dos trabalhadores.

"O governador Marconi Perillo disse nesta tarde, pouco antes da posse, que tem agenda nos próximos dias para tratar de assuntos afetos aos dois Poderes e que pode haver negociação em torno da derrubada ao veto da data-base." Rosângela Ramos de Alencar, vice-presidente do SINDJUSTIÇA para Assuntos Administrativos e presidente eleita do sindicato.

Além de Gilberto Marques, foram empossados hoje também a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, como vice-presidente, e o desembargador Walter Carlos Lemes, no cargo de corregedor-geral da Justiça. Convidados pelo SINDJUSTIÇA, servidores de diversas comarcas atenderam ao chamado e comparecerem à cerimônia de posse no TJGO.

Quem é quem

Conheça a trajetória dos novos gestores do TJGO.

Desembargador Gilberto Marques Filho, presidente.

Aos 65 anos, o desembargador Gilberto Marques Filho chega à presidência do TJGO. Formado em Direito pela UFG desde 1974, ele ingressou no Judiciário um ano depois. Natural de Buriti Alegre, Gilberto atuou como magistrado nas comarcas de Goiânia, Arraias – à época pertencente ao Estado de Goiás, Ivolândia, Guapó, Trindade e Mineiros.

Na capital, ocupou o cargo de juiz no então Juizado de Menores, hoje Juizado da Infância e Juventude. Trabalhou também no 1º Juizado Especial Cível e na 1ª Vara da Assistência Judiciária, atual 4ª Vara de Família e Sucessões e Cível. Foi 1º juiz corregedor e diretor do Foro de Goiânia, corregedor-geral e presidente do TRE-GO.

Conduziu a CGJGO de 2010 a 2011, sendo eleito para o mesmo cargo no biênio 2015/2017.

Desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, vice-presidente. 

É a primeira mulher a assumir a vice-presidência do TJGO. Natural de Goiânia, iniciou as atividades no Judiciário em 1978, após a conclusão do curso de Direito da UFG, no ano anterior. Foi promotora e procuradora de Justiça de Goiás. Beatriz Figueiredo se tornou desembargadora há 16 anos, pelo Quinto Constitucional.

Ela já ocupou a vice-presidência, corregedoria e presidência do TRE-GO, e assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça entre 2011 e 2012.

Desembargador Walter Carlos Lemes, corregedor-geral.

Juiz há 35 anos, atuou nas comarcas de Vianópolis, Pires do Rio, Orizona, Silvânia, Leopoldo de Bulhões, Caiapônia, Piranhas, Itumbiara, Iporá e Jataí. Posteriormente, foi promovido para Goiânia, no cargo de juiz auxiliar e substituto da capital. Em Goiânia, implantou o 2º Juizado Especial de Pequenas Causas. Walter Carlos Lemes é desembargador do TJGO desde 2003. No TRE-GO, ocupou o cargo de juiz eleitoral, vice-presidente e presidente.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA (com informações do CCS/TJGO)
Wildcard SSL Certificates