A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Violência nos fóruns chega a Goianira, com servidora que teve o carro roubado; SINDJUSTIÇA mantém cobrança por segurança nas comarcas

Fórum de Goianira. Foto: Google Maps

Fórum de Goianira. Foto: Google Maps

Os prédios da Justiça há tempos não garantem mais abrigo para quem foge da insegurança que cerca, hoje, a população goiana. De incêndios criminosos a invasões por pessoas armadas, os fóruns do Estado estão na mesma linha de vulnerabilidade que a casa do cidadão comum. O mais novo episódio de violência nas comarcas ocorreu na manhã desta terça-feira (6), em Goianira. A vítima, uma servidora que chegava para trabalhar no fórum local. Rendida no estacionamento por um homem armado, ela teve o carro roubado.

Por sorte, a profissional saiu ilesa dessa ameaça. Mas o trauma de ter o veículo levado não passou e pode demorar anos para ser atenuado. Se será esquecido, só o tempo dirá.

Ainda nesse ano, por pouco não choramos a morte de uma servidora no fórum de Senador Canedo. Ela foi ameaçada com uma faca por um homem descontrolado, que invadiu aquela unidade judiciária. Se somarmos esse episódio ao que testemunhamos também em Goiatuba, só poderemos dizer que a situação das comarcas goianas está insustentável. Precisamos, e com urgência, da adoção de medidas de segurança nos fóruns do Estado de Goiás. (Fábio Queiroz, presidente do SINDJUSTIÇA)

O presidente trouxe à tona o fatídico incêndio criminoso provocado no fórum de Goiatuba, em agosto passado. Na época, o SINDJUSTIÇA reagiu com firmeza ao flagelo da segurança também naquela comarca e cobrou, no TJGO, a implementação de medidas para fazer cumprir em Goiás a Resolução do CNJ nº 176/2013. O documento, que institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, fundamenta diversos outros ofícios protocolizados pelo sindicato no Tribunal. Todos eles, com esse mesmo propósito.

No Departamento Jurídico do SINDJUSTIÇA, os pedidos para reforço na segurança das comarcas se acumulam a contragosto do que esperam o sindicato, os servidores e o jurisdicionado. No total, são 9 solicitações. “Mas as providências precisam ser tomadas. A entidade faz a sua parte. Só assim, é que o SINDJUSTIÇA pode e intervém para evitar a violência que um dia manchou também a história de fóruns como os de Cidade Ocidental, Iporá e Itapuranga”, afirma o presidente Fábio Queiroz.

Neste semestre, a Comissão Permanente de Segurança do TJGO anunciou a instalação de mecanismos de segurança nas comarcas, entre eles pórticos detectores de metais. “Que assim se cumpra. O SINDJUSTIÇA está a postos, a serviço dos servidores e da comunidade”, finaliza a liderança sindical.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA
Wildcard SSL Certificates