A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Destaque, Informe-se

Noticiada no jornal O Popular, instalação de detectores de metais nos fóruns será acompanhada pelo SINDJUSTIÇA

Segundo informações do jornal O Popular, comarcas goianas receberão detectores de metais a partir do dia 1º de setembro

Segundo informações do jornal O Popular, comarcas goianas receberão detectores de metais a partir do dia 1º de setembro

O jornal O Popular desta terça-feira (16) informa, na coluna Direito e Justiça, que os fóruns goianos começarão a receber detectores de metais a partir do 1º de setembro, para reforçar a segurança nas comarcas do Estado. De acordo com a nota, serão instalados dois aparelhos fixos, na entrada e nos acessos aos Tribunais do Júri. Leia o texto aqui. Conhecedor da situação de vulnerabilidade na qual se encontram os prédios do Poder Judiciário, a exemplo dos atentados ocorridos na semana passada, nos fóruns de Goiatuba e Senador Canedo, o SINDJUSTIÇA acompanhará todos os passos dessa medida, com os delegados sindicais, cobrando a instalação efetiva dos aparelhos e outras ações, como reforço policial para resguardar a integridade dos servidores, demais profissionais do sistema de justiça e usuários que transitam nas unidades do Judiciário estadual.

Através de nota de repúdio, o sindicato rechaçou o incêndio criminoso no fórum de Goiatuba, que consumiu 90% do acervo processual e dos equipamentos do prédio. O atentado ocorreu na madrugada do último dia 10, quando bandidos renderam o vigilante do edifício e atearam fogo naquela unidade do TJGO. O SINDJUSTIÇA repudiou também com veêmencia o ato de violência praticado em Senador Canedo, quando uma servidora foi feita refém de um homem armado com faca. Para contê-lo, seguranças do prédio tiveram de balear o agressor, o que provocou pânico em todo o fórum.

Ambos os casos tiveram ampla repercussão na imprensa e expuseram a fragilidade dos prédios da Justiça goiana. Os atentados também a fóruns como os de RialmaCidade Ocidental Iporá poderiam ser evitados se fossem cumpridos com rigor, no Estado, os termos da Resolução nº 104/2010, do CNJ, que trata da implementação de medidas de segurança para proteger os servidores e demais pessoas que transitam nas unidades judiciárias. É esta a motivação de reiterados ofícios protocolizados pelo SINDJUSTIÇA junto ao TJGO. Colocando em prática esta norma, os fóruns serão dotados de mecanismos como câmeras de vigilância, controle eletrônico de acesso, detectores de metais, e vigilância armada e patrimonial, entre outras medidas.

O SINDJUSTIÇA reafirma o compromisso com os servidores de continuar intervindo junto ao Tribunal de Justiça, para que as devidas providências sejam tomadas até que a segurança seja efetivada, garantindo plenas condições para a entrega da prestação jurisdicional. (Fábio Queiroz, presidente do SINDJUSTIÇA)


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA
Wildcard SSL Certificates