A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA repudia situação de insegurança nos prédios do Judiciário; fórum de Goiatuba foi completamente incendiado nesta madrugada

nota-de-repudio

Dois fóruns atacados em três dias. Um deles completamente incendiado. Com perplexidade, o SINDJUSTIÇA vem a público repudiar a situação de insegurança generalizada em que se encontram os prédios do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Tal vulnerabilidade propiciou, entre outras ocorrências, o incêndio no Fórum de Goiatuba, na madrugada desta quarta-feira (10). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o segurança da unidade foi rendido por dois homens, que atearam fogo em 80% do edifício. Ainda segundo a corporação, todos os equipamentos e processos do prédio foram consumidos pelas chamas. Apenas um bloco foi preservado.

Ainda nesta semana, na segunda-feira (8), o fórum da comarca de Senador Canedo foi palco de tiroteio ocorrido às 10h50 da manhã. Na ocasião, um indivíduo portando arma branca atacou profissionais do Judiciário após perceber que possuía um mandado de prisão em aberto. O vigilante do prédio reagiu e acabou atingindo com um tiro a perna do autor do delito. O SINDJUSTIÇA também manifesta solidariedade e está à disposição dos servidores que atuam nas duas unidades judiciárias atacadas.

As ocorrências expõem um alerta que o sindicato, na luta por resguardar a integridade física de servidores do Judiciário, há muito reitera à administração do TJGO: desrespeitar a Justiça tornou-se costume dos malfeitores. De acordo com o mais recente Diagnóstico da Segurança Institucional do Poder Judiciário, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tribunal goiano ocupa a 81ª posição no ranking geral de indicadores de segurança, considerando cada órgão da Justiça brasileira, o que evidencia fragilidade nos dispositivos de segurança de suas unidades.

Essa realidade, porém, parece ignorada pelo TJGO, que arquivou oito, dos nove pedidos protocolados pelo SINDJUSTIÇA por mais segurança nos fóruns. Os ataques desta semana unem-se ao incêndio ocorrido no fórum de Iporá; à invasão da unidade judiciária de Rialma; e à ameaça de ataque à bomba em Cidade Ocidental na lista de ocorrências registradas este ano nos prédios do Judiciário estadual.

É inadmissível que servidores e população continuem a pagar o preço, colocando suas vidas em risco, pela falta de investimento na área. É alarmante, também, que a casa da Justiça seja alvo de tamanha criminalidade. O SINDJUSTIÇA, enquanto entidade que representa 4 mil profissionais do Judiciário, irá tomar as medidas cabíveis no sentido de exigir proteção aos servidores de Goiatuba, Senador Canedo e demais comarcas goianas, e solicita uma resposta rápida das autoridades e punição aos responsáveis.

Fábio Queiroz

Presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA)


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA
Wildcard SSL Certificates