A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidores permanecem em greve até apreciação e votação da Alego sobre o veto governamental

servidoresCerca de 300 trabalhadores do TJGO participaram, nesta terça-feira (20), de assembleia geral convocada pelo SINDJUSTIÇA

Os servidores do Judiciário estadual permanecerão em greve até a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) apreciar e votar, em plenário, o veto governamental ao projeto da data-base da categoria. A decisão resultou de assembleia geral coordenada, nesta terça-feira (20), pelo Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA). Cerca de 300 trabalhadores, de 34 comarcas do Estado, participaram da reunião, que ocorreu no prédio da Alego, em Goiânia.

Confira o álbum de fotos.

Presidente do SINDJUSTIÇA, Fábio Queiroz esteve reunido hoje com o presidente da Alego, deputado Helio de Sousa (DEM), para buscar a derrubada do veto à data-base. O político sinalizou que a matéria será analisada conjuntamente entre os chefes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Somos servidores do Judiciário concursados e capacitados. Sabemos dos nossos direitos e da legitimidade da data-base. Não vamos abrir mão da nossa reposição salarial”, disse Fábio Queiroz durante a assembleia.

A reposição das perdas salariais dos servidores, como é chamada a data-base, foi objeto, hoje, de encontro entre Helio de Sousa e o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves. O magistrado, que chefia o Judiciário goiano, intervém junto aos demais Poderes constituídos em favor do pleito dos servidores.

Servidores acompanharam a sessão plenária da Alego nesta terça, 20

Servidores acompanharam a sessão plenária da Alego nesta terça, 20

Tramitação

O veto do Governo do Estado foi lido hoje, no plenário da Alego. Na próxima fase, depois de sua publicação oficial, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Após esse grupo de trabalho apresentar seu parecer, os parlamentares têm prazo de 30 dias para votar a derrubada ou manutenção do veto governamental. Essa votação é secreta, conforme o regimento da Assembleia. Presidente da Alego, deputado Helio de Sousa afirmou aos servidores, na sessão desta terça-feira, que o veto será apreciado em novembro.

Ponto dos servidores

Com o retorno da data-base à Alego, o departamento Jurídico do SINDJUSTIÇA já busca, no TJGO, a suspensão do corte de ponto dos servidores grevistas até o fim do trâmite do projeto na Assembleia.

Reivindicação

Os trabalhadores estão em greve desde o último dia 24 de setembro, pela aplicação da data-base de 2015. Conforme projeto enviado pelo TJGO à Alego em abril desse ano, a reposição das perdas salariais frente a inflação de 2014 é indicada com índice de 7% para efetivos do Judiciário. Após ser aprovada pela Assembleia Legislativa em setembro, em duas votações, o projeto de concessão da data-base foi enviado ao Governo do Estado no dia 1º de outubro, para sanção. O Executivo, contudo, veto integralmente a proposta.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Fotos: Hernany César – Marka Imagens


Wildcard SSL Certificates