A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Presidente da Assembleia reconhece autonomia do Poder Judiciário

plenario assembleia legislativa go

Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás

Deputado Helio de Sousa estima que o projeto de reposição das perdas salariais no TJGO passe hoje pela Comissão Mista. Em seguida, a data-base será votada em plenário

“O Judiciário é realmente independente, tem autonomia e tem direito de reclamar.” Foi o que afirmou, ao jornal O Popular, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Helio de Sousa (DEM), sobre a cobrança dos servidores da Justiça estadual para que a Casa vote e aprove o anteprojeto de lei da data-base da categoria.

A matéria tramita na Alego desde 9 de abril último. São mais de 150 dias de espera por votação da proposta.

Helio de Sousa estima que o projeto passe hoje pelo crivo da Comissão Mista. Na etapa seguinte, a data-base será votada em plenário, em dois turnos.

Para cobrar a aplicação da revisão geral anual nos salários do Judiciário, a data-base, os servidores iniciam, nesta quinta-feira (24), uma greve geral em todo o Estado. O movimento grevista começa oficialmente amanhã, com uma passeata em Goiânia, às 12h30, saindo do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para a Assembleia.

O Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), que representa a categoria e coordena a greve, cumprirá tudo o que foi deliberado pelos trabalhadores em assembleia. A entidade manterá o movimento até a data-base ser sancionada pelo governador do Estado.

Confira, na íntegra, o que disse o presidente da Alego ao O Popular.

Data-base do judiciário pode ir a plenário hoje

Após ameaça de greve de servidores do Judiciário, a Assembleia Legislativa de Goiás se comprometeu a dar andamento à votação da data-base para o Tribunal de Justiça (TJ-GO). Nota divulgada ontem pelo TJ-GO informou que o presidente Leobino Chaves Valente, “em tratativas institucionais junto ao presidente da Assembleia, Helio de Sousa, obteve a promessa de que o projeto será retomado imediatamente, com previsão de conclusão do processo no dia 30”.

Ontem o POPULAR mostrou que cerca de 3 mil servidores efetivos planejavam aderir a greve a partir de amanhã. O projeto chegou na Assembleia em 9 de abril e teve a tramitação suspensa a pedido do governo estadual, que alega não ter condições de arcar com a reposição salarial, de acordo com o líder do Governo na Casa, deputado José Vitti (PSDB).

“Quando se está em crise, é preciso ter iniciativas sempre com muito bom senso. Mas o Judiciário é realmente independente, tem autonomia e tem direito de reclamar”, disse ontem Helio de Sousa. Segundo ele, a previsão é que o projeto passe hoje pela Comissão Mista e siga para o plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA (com informações do jornal O Popular)


Wildcard SSL Certificates