A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Após quase 140 dias de espera pela data-base, servidores da Justiça de Goiás entram em estado de greve

votacao-assembleiaEm assembleia, categoria decidiu rejeitar proposta do Governo, de conceder a reposição inflacionária com índice menor que 7% para efetivos e sem retroatividade a janeiro

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta terça-feira (25), os servidores do Judiciário estadual aprovaram estado de greve. A medida é uma reação da categoria à proposta do Executivo, de redução do índice de reposição salarial da categoria e não pagamento da data-base retroativo a janeiro – como determina a lei. O projeto da data-base tramita na Assembleia Legislativa de Goiás há quase 140 dias sem uma resposta positiva para os servidores.

O estado de greve é uma condição anterior à paralisação por tempo indeterminado. Nessa etapa, os servidores podem adotar medidas para demonstrar a insatisfação da classe, como, por exemplo, a redução da produtividade. A decisão da assembleia, que é soberana, será comunicada à administração do TJGO.

A reunião dos trabalhadores, convocada pelo Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), reuniu 203 profissionais, de 38 comarcas goianas. O ato se deu no auditório do Tribunal de Justiça estadual (TJGO). Durante a reunião, também foram repassados aos servidores esclarecimentos sobre ações administrativas e judiciais em defesa da categoria.

Além da reposição inflacionária ao patamar de 7%, a categoria decidiu cobrar o pagamento da retroatividade da data-base em parcela única, a ser liquidada logo após a sanção, pelo Poder Executivo, da lei de revisão dos salários do Judiciário. O posicionamento da categoria foi manifestado à Assembleia Legislativa (Alego), também nesta terça-feira, pelos próprios servidores, sob coordenação do SINDJUSTIÇA. 

“De quem é a culpa pela desvalorização dos servidores? Nós não vamos aceitar esse desmerecimento com nossa categoria. Sabemos como funciona a lei e vamos fazer cumpri-la a nosso favor”, declarou o presidente do SINDJUSTIÇA, Fábio Queiroz.

Vice-presidente do sindicato, Fabrício Duarte conclamou os trabalhadores a se engajarem no processo que se descortina a partir de agora. “O Judiciário não existe sem essa força-motriz, que somos nós, servidores. É preciso estar atento às estratégias que deliberamos aqui. É hora de mostrar nossa insatisfação.”

Histórico

O anteprojeto de lei da data-base do Poder Judiciário tramita há 138 dias na Alego. A proposta foi enviada à Assembleia no último dia 9 de abril, pelo TJGO. Desde então, o projeto aguarda votação e aprovação naquela casa legislativa. Após passar pela Alego, a proposta de lei segue para sanção do governador do Estado, efetivando, assim, a revisão geral anual nos salários da Justiça estadual.

Presidente Fábio Queiroz esclarece posicionamento dos servidores ao deputado José Vitti (c). Presidente do Sindsemp, Márcio Bittencourt também participou do encontro

Presidente Fábio Queiroz esclarece posicionamento dos servidores ao deputado José Vitti (c). Presidente do Sindsemp, Márcio Bittencourt participou do encontro

Mobilização na Alego

Em reunião, na tarde de hoje, com o líder do governo na Alego, deputado José Vitti (PSDB), Fábio Queiroz externou ao parlamentar a decisão da assembleia de cobrar a implementação da data-base na íntegra, conforme deliberado na reunião. “Queremos a data-base na integralidade, sem corte de índice e com a nossa retroatividade.”

Dezenas de servidores acompanharam o SINDJUSTIÇA durante a mobilização na Assembleia. O ato contou com participação, também, do presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Sindsemp), Márcio Gleyson Silva de Bittencourt.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates