A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidor terá contagem especial na aposentadoria

STF recebeu pedido para regulamentar as regras para a aposentadoria especial do funcionário público

Uma espera de 27 anos está muito perto de chegar ao fim. O STF (Supremo Tribunal Federal) vai analisar, com caráter de urgência, o pedido de reconhecimento daaposentadoria especial para servidores.

A medida vai beneficiar 9,7 milhões de funcionários (federais, estaduais e municipais) que até hoje não podem exigir a contagem especial do tempo de contribuição por causa de exposição a agentes nocivos, a risco de vida ou invalidez.

Ação

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou com uma ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) no STF pedindo uma solução urgente para as regras de tempo especial para servidores públicos. No texto ele lembrou que foram apresentadas propostas no Congresso, porém, em 27 anos nenhuma delas teve sua tramitação concluída.

Para Janot, o tempo máximo aceitável para a regulamentação seria de nove anos. Ele ressaltou ainda que, sem a lei específica, o Supremo adota como referências as regras em vigor para os trabalhadores da iniciativa privada que pode fazer a conversão do tempo de acordo com o risco da atividade. Para o homem, o limite de 35 anos de contribuição pode cair para 25, 20 ou 15 anos.

A ministra Rosa Weber é a relatora da ação proposta por Janot. Se a decisão dela for favorável ao pedido do procurador-geral, as mesmas regras que valem para os trabalhadores da iniciativa privada vão valer também para os servidores.

A falta de uma legislação específica para os funcionários públicos atrasa a concessão das aposentadorias, aumenta a despesa do governo com os processos judiciais e também sobrecarrega os tribunais.

“Eu trabalhei por muitos anos no Conselho Nacional Nuclear, em contato com diversos tipos de materias radioativos. Uma das minhas funções era fiscalizar empresas privadas para verificar regras de segurança. Nessas empresas, os trabalhadores que faziam a mesma coisa que eu, com os mesmos riscos, tinham direito à aposentadoria especial com 15 anos de atividade, mas eu não”, disse  Luiz Henrique Macedo, da CONDSEF (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), ontem, durante a abertura da audiência pública sobre o tema na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

O que querem os servidores públicos?

  • Fim da contribuição dos inativos.
  • Regras para a aposentadoria especial.
  • Reconhecimento de trabalho em condições de risco.
  • Aposentadoria especial integral para servidores portadores de deficiência.
  • Pensão especial para os trabalhadores da Funasa contaminados com DDT

Fonte: Juca Guimarães | Diário de S. Paulo


Wildcard SSL Certificates